A operação permite impulsionar o crescimento de modelos de coliving, estadias médias, alojamentos corporativos e PBSA.
Comentários: 0
Flexliving
Bechester
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

A Bechester está a reforçar a aposta no flexliving europeu, através da ativação de uma solução de renting de 10 milhões de euros em parceria com a Actyus, numa operação que permite impulsionar o crescimento de modelos de coliving, estadias médias, alojamentos corporativos e PBSA (residências para estudantes), beneficiando o investidor e o operador, facilitando o equipamento completo de ativos sem terem de fazer um investimento inicial.

Ignacio Posadas Pinedo, cofundador da Bechester, explica em comunicado que “o renting não é apenas uma solução financeira, é uma alavanca estratégica para lançar ativos mais rapidamente, sem tensionar o balanço ou o fluxo de caixa”, sublinhando a sua importância “em projetos flexíveis, onde o tempo de implementação impacta diretamente a rentabilidade”.

Relativamente à parceria entre as duas empresas, Ana Asuero, investidora da Actyus, refere que na Actyus pretende-se "apoiar modelos inovadores com uma perspetiva internacional”, enquanto “a Bechester combina visão, tecnologia e execução em um setor-chave como o residencial”.

Importa também referir que a operação foi assessorada legalmente pelo escritório madrilenho García Silvestre Abogados.

Novo centro logístico chega aos arredores de Madrid

A Bechester colocou em funcionamento, nos arredores da cidade de Madrid, um novo centro logístico que permite à empresa reduzir os prazos na execução de projetos complexos, acelerando entregas e reduzindo possíveis desvios.

Uma outra aposta da empresa especializada no mobiliário integral de ativos residenciais tem sido a intensificação da sua atividade com clientes internacionais, através de um modelo que permite que operadores globais executem projetos simultâneos em diversos mercados, atualmente Portugal, Espanha e França, com design, fornecimento, montagem e logística integrados.

Flexliving
Bechester

Flexliving amadurece no sul europeu

Dada a crescente demanda por alojamentos temporários de qualidade, o mercado de flexliving no sul da Europa está a amadurecer. No caso de Portugal, Lisboa e Porto promovem modelos mais sustentáveis, enquanto em Espanha as mudanças regulatórias estão a exigir mais transparência e controlo sobre os arrendamentos de curta e média estadia. Já em França, o setor está a profissionalizar-se através de normas urbanísticas que favorecem a gestão responsável do parque de habitação temporária.

No que se refere ao segmento PBSA (Purpose-Built Student Accommodation), este está a consolidar-se como um dos mais dinâmicos motores de crescimento do setor e a Bechester prevê que esse nicho represente uma parte considerável da sua atividade durante o segundo semestre deste ano.

Bechester equipa mais de 10 mil quartos no sul da Europa

Durante os últimos quatro anos, a Bechester já desenvolveu mais de 3.500 projetos na Península Ibérica e em França, equipando mais de 10 mil quartos completos em ativos residenciais voltados para o flexliving, incluindo coliving, estadias médias, alojamentos temporários ou corporativos e projetos BTR.

Em Portugal, a empresa opera apenas desde 2024, mas regista um crescimento acelerado, dada a demanda de operadores com atividades em vários países europeus que procuram soluções unificadas para o equipamento de edifícios completos. 

No entanto, é em França que a Bechester tem o seu mercado-chave, uma vez que este país representa mais de 30% da receita da empresa.

Linha de renting estruturada em três fases

De modo a não comprometer o capital, a linha de renting será estruturada em três fases, dependendo do volume e maturidade dos projetos na carteira. Isto irá dar a possibilidade a promotores e operadores de equiparem edifícios completos com prestações mensais, sem investimento inicial e sem caução.

Assim, a rentabilidade dos clientes será melhorada desde início, podendo converter CapEx em OpEx, mantendo liquidez e ativando rapidamente projetos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta