Antigo cinema Monumental, em Lisboa, pode reabrir em 2024 como centro de tecnologias criativas TUMO – seria o segundo em Portugal.
Comentários: 0
Antigo cinema Monumental funcionava no Saldanha
Merlin Properties

A antigo cinema Monumental, fechado há cinco anos, pode reabrir em 2024 como centro de tecnologias criativas TUMO – seria, confirmando-se, o segundo em Portugal, depois de Coimbra. O antigo cinema encontra-se no emblemático e histórico Edifício Monumental, localizado no Saldanha, em Lisboa. Um imóvel que pertence à Merlin Properties e que está totalmente ocupado pelo BPI.  

Segundo o Jornal Económico, Pedro Santa Clara, que trouxe para Portugal o projeto do centro de tecnologias criativas TUMO, quer instalar a escola no antigo cinema Monumental, tendo o aval da socimi Merlin Properties, que aceita disponibilizar o espaço durante os primeiros oito anos de vida. Faltará agora a aprovação do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, que terá de autorizar a desafetação do espaço com estatuto de sala de espetáculos.

O investimento previsto, revela Pedro Santa Clara, estará em linha com o realizado em Coimbra, cerca de sete milhões de euros, contabilizando o edificado, os equipamentos e os quatro primeiros anos da operação, totalmente financiados por empresas e fundações. Em Coimbra, o centro de tecnologias está instalado num edifício cedido pela Altice Portugal, escreve a publicação. 

“Contamos com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e com, pelo menos, já, três mecenas”, adianta o professor universitário de Finanças, que está a revolucionar o sistema de ensino e formação introduzindo em Portugal projetos inovadores, como a 42 Lisboa, escola digital de vanguarda, ou a 42 Porto, totalmente custeados por privados e com a mira apontada à inclusão e à formação de talento nas tecnologias digitais. 

O TUMO é um projeto educativo gratuito e complementar ao ensino formal e visa capacitar os jovens para tirarem partido dos desafios e oportunidades da sociedade do futuro. “No TUMO, os alunos vão estar a aprender de uma forma muito inovadora áreas na fronteira entre a tecnologia e a criatividade, o que inclui especificamente fotografia, cinema, animação e música, que são fundamentais para o cinema”, explica Pedro Santa Clara.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta