
Num mundo pós-pandemia, a procura por espaços que fomentem a criatividade e a colaboração entre empreendedores tornou-se mais relevante que nunca. Jorge Branger, criador do The Start, o maior coliving para empreendedores da Europa, partilha com o idealista/news a sua visão e os detalhes deste projeto inovador, que faz parte do ColivINN, a empresa de coliving de Alejandro Fernández Luengo, um dos fundadores da cadeia de cabeleireiros Marco Aldany.
A ideia para fazer nascer o The Start surgiu no interior de um apartamento no centro de Madrid (Espanha) durante o confinamento. "Enquanto jovem empreendedor, depois de ter ficado em 'lockdown', o que queria mesmo era um espaço exterior com piscina e jardim. Os preços em Madrid eram proibitivos, por isso decidi reunir pessoas com ideias semelhantes", explica Branger. Este impulso inicial levou a uma publicação no LinkedIn que rapidamente se tornou viral.

A proposta deste coliving vai além de simplesmente oferecer um local para viver. É um ecossistema pensado para os empreendedores crescerem e desenvolverem projetos. "Criámos um oásis onde os empreendedores têm acesso a áreas de trabalho, piscina e ginásio. Oferecemos workshops, experiências e eventos de networking, porque acreditamos que um empreendedor é como um atleta de elite", diz Branger.
O The Start destaca-se pelo foco na comunidade. "Procuramos criar um filtro entre as pessoas que se juntam. O público-alvo são dois ou três empreendedores que estão a iniciar um projeto ou que já têm um em andamento", conta. Esta abordagem seletiva visa criar um ambiente propício à inovação e à colaboração.
Mais de 800 interessados
Com propriedades em Aravaca e El Plantío, este coliving sofreu grandes remodelações para oferecer mais de 3.000 metros quadrados (m2) de espaços adaptados. A primeira mansão tem 41 quartos enquanto a segunda tem 16.
Branger salienta que cada quarto no Aravaca tem casa de banho privativa, televisão e todas as comodidades necessárias. "Incluímos um 'welcome pack' para que os novos residentes só tenham de trazer os seus pertences e guardá-los", indica. Entre as características a destacar, Branger menciona um “bar clandestino subterrâneo" e uma piscina na propriedade de Majadahonda, que acrescentam um toque único à experiência dos seus empreendedores.

Desde o seu lançamento em setembro, o The Start tem vindo a acumular residentes de forma constante e recebeu aproximadamente 800 candidaturas de interessados. "Queremos ter a certeza de que as pessoas que se juntam à nossa comunidade partilham a nossa visão de empreendedorismo", explica.
Branger refere ainda a importância da interação entre os residentes de diferentes espaços. "Ambos os locais estão interligados e quando organizamos eventos todos os empreendedores de qualquer espaço podem participar. Queremos que esta comunidade seja vibrante e ativa", acrescenta, mencionando que planeiam trazer investidores e empreendedores de sucesso para conversas íntimas e exclusivas.
Preços desde 950 euros por mês
Os preços dos quartos no The Start começam nos 950 euros por mês, o que inclui serviços como eletricidade, água e Wi-Fi. "É um preço competitivo para Madrid. Além disso, somos 'pet-friendly' e permitimos que os casais partilhem um quarto sem custos extra", assegura o responsável.
A visão de Branger é clara: "Queremos que os empreendedores não só vivam aqui como construam as suas ideias e projetos. O melhor sinal de sucesso será quando um residente conseguir criar a sua própria história de sucesso, como por exemplo a Apple ter nascido numa garagem".

Com o projeto The Start, Branger procura garantir que cada empreendedor encontra no espaço um lugar onde se pode concentrar na sua paixão e desenvolver o seu potencial ao máximo. "A ideia é que se não quiser sair da mansão, não precisa. Aqui tem tudo o que precisa para se focar no seu projeto", conclui.
Num mercado de trabalho em constante mudança, iniciativas como o The Start mostram o valor da criação de espaços que fomentem a colaboração e a inovação entre empreendedores, impulsionando assim o crescimento de novas ideias e negócios na Europa.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta