Comentários: 0
há em portugal 360 mil casas à venda

o crédito malparado na habitação está a atingir níveis históricos em portugal, sendo que existem 360 mil casas por vender. especialistas consultados pelo jornal sol adiantam que o “buraco” da bolha imobiliária não está reflectido nas contas da banca, o que poderá levar a uma nova vaga de capitalização do sistema. pelo meio, assiste-se ao desmoronar do sector da construção e imobiliário, com muitas empresas forçadas a declarar insolvência

na opinião de paulo soares pinho, professor da faculdade de economia da universidade nova de lisboa, a diferença entre portugal e espanha ou irlanda, por exemplo, é que os preços da habitação nunca subiram ao ritmo desses países, o que tornou o fenómeno menos visível. “os preços nunca aumentaram muito em portugal porque a explosão da oferta foi acompanhada pela subida da procura devido à abundância de crédito barato”, disse, em declarações ao sol, sublinhando que “este efeito não torna a bolha imobiliária portuguesa menos perigosa que as outras”

actualmente, a oferta é muito superior à procura. luís lima, presidente da associação dos profissionais e empresas de mediação imobiliária de portugal (apemip), adiantou que existem no país 360 mil casas por vender, sendo que 160 mil estão por estrear. o problema é que a banca fechou a torneia ao crédito. “se houvesses crédito escoava-se em cinco anos”, referiu ricardo gomes, presidente da associação de empresas de construção e obras públicas e serviços (aecops)

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade