Autárquicas: PSD reconquista presidência da ANMP e vence maiores câmaras
O PSD venceu o maior número de câmaras nas eleições autárquicas de domingo (12 de outubro de 2025), recuperando a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que pertencia ao PS desde 2013, e triunfou nos cinco municípios mais populosos do país. No total nacional, o PSD com listas próprias, ou em coligações, venceu em 136 municípios contra 128 do PS, quando em 2021 tinha triunfado em 114, contra 149 dos socialistas.
Imobiliário pede “pacto” na habitação – PSD e PS falam em “acordos”
A crise habitacional em Portugal é complexa e requer um conjunto alargado de soluções legislativas estáveis, desde a revisão da carga fiscal na construção nova à aceleração dos licenciamentos urbanísticos. Em vésperas de eleições legislativas, os vários especialistas presentes na tarde desta quinta-feira, dia 10 de abril, no Salão Imobiliário de Portugal (SIL) pediram um “pacto de regime” na habitação entre o PS e o PSD, os dois partidos com mais assentos parlamentares. Já os governantes de ambas as cores políticas falam que é possível chegar a “acordos” em algumas matérias que tocam a habitação, como a revisão legislativa das heranças indivisas.
Função Pública começa hoje a recuperar salários. O que vem depois?
O corte dos salários, o congelamento de carreiras, o aumento do horário de trabalho, a redução dos dias de férias, a redução do pagamento do trabalho extraordinário, o aumento dos descontos para a ADSE e a redução de pessoal foram medidas levadas a cabo pelos últimos governos na Função Pública, devi
IRS: Costa diz que não há condições “para eliminar integralmente a sobretaxa para todos” em 2016
O primeiro-ministro admitiu que não tem “condições financeiras para eliminar integralmente a sobretaxa de IRS para todos os contribuintes” em 2016. Segundo António Costa, a questão “está a ser trabalhada" no Parlamento, "de forma a poder beneficiar o mais rapidamente possível um maior número" de pessoas.
Funcionários públicos vão ganhar menos 10% que em 2010, mesmo com devoluções
Mesmo com a reposição dos cortes salariais e a redução para metade do sobretaxa do IRS, que se esperam do novo Governo socialista, os trabalhadores da Função Pública vão continuar a receber cerca de 10% menos do que em 2010.
IMI: Governo PS quer repor cláusula de salvaguarda, o que permitirá poupança de 150 milhões
O PS prevê no seu programa de Governo repor a cláusula de salvaguarda do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o que permitirá que cerca de 400 mil famílias poupem quase 150 milhões de euros. Trata-se de um travão que será aplicado já ao imposto de 2015. De referir que termina hoje o prazo para liquidar a terceira e última prestação do imposto – para quem paga mais de 250 euros.
Novo Governo: as mudanças fiscais que vão ter impacto na vida dos portugueses
O novo Executivo, liderado por António Costa, tomou posse ontem e o seu Programa de Governo vai ser discutido e sujeito a aprovação no Parlamento, na próxima semana, nos dias 1 e 2 de dezembro. Apresentamos-te agora as 10 mudanças a nível fiscal que se adivinham com o Governo socialista e que vão ter impacto na tua vida, tanto a nível pessoal como profissional.
O que muda no imobiliário e na habitação com as novas políticas de António Costa
No seu programa de Governo, o PS apresenta um conjunto de medidas que visam proteger a habitação. Estímulos à reabilitação, ao arrendamento e suspensão de penhoras são algumas das promessas feitas por António Costa.
Duodécimos: função pública e pensionistas vão continuar a receber assim o subsídio de Natal
Em 2016 está garantido que o pagamento do subsídio de Natal das pensões e dos salários da Função Pública vai continuar a ser feito em duodécimos, estando tudo ainda em aberto para 2017. Isto, caso o socialista António Costa chegue a formar Governo.
Sobretaxa do IRS e salários da função pública: a primeira grande prova ao acordo da esquerda
Há temas críticos e urgentes para as contas públicas nacionais e para a vida dos portugueses que são também grandes dores de cabeça para a nova força governamental e que vão ser o primeiro teste ao acordo dos partidos de esquerda. Em causa estão a sobretaxa do IRS e os salários da função pública, que não reúnem consenso.
Chegou o dia do chumbo anunciado do programa do Governo
Hoje deverá ser o último dia da curta vida do XX Governo Constitucional, que poderá entrar em modo de gestão se o seu programa for, como tudo indica, chumbado. A Assembleia da República deverá chumbar o referido programa, através da aprovação de uma moção de rejeição do PS, o que implica a demissão do executivo PSD/CDS-PP.
CPCI: setor da construção aplaude Estratégia para a Habitação mas diz que vem tarde
Termina hoje o prazo da consulta pública da Estratégia Nacional para a Habitação, documento apresentado pelo Governo no início deste mês que a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) classifica como "muito importante". A entidade que representa o setor da construção fez três propostas de alteração. Fica a conhecer quais são.
O que muda no imobiliário e na habitação se o PS ganhar as próximas eleições?
"Uma nova geração de políticas de habitação". É desta forma que o PS titula a sua estratégia para o setor do imobiliário no âmbito do seu projeto de Programa Eleitoral, que está agora em debate público. Apresentamos-te as principais medidas que defende António Costa enquanto candidato socialista a primeiro-ministro nas legislativas.
Mais obras públicas apenas na próxima década, avisa António Costa
Provavelmente, este é um balde de água fria para o setor da construção, que esperava por um novo ciclo político para reanimar a sua atividade. O PS veio dizer que não vai apresentar projetos para novas obras públicas durante a próxima legislatura, caso vença as eleições legislativas.
António Costa quer proteger classe média e prorrogar regime transitório da lei das rendas
O secretário-geral do PS disse que um Governo por si liderado terá como prioridade a proteção da classe média e defendeu, perante proprietários, a prorrogação do regime de transição da lei das rendas.
Funcionários Públicos vão ter condições especiais para a compra de casa, promete o PS
Os trabalhadores do Estado cuja mudança de serviço implique a mudança de residência vão ter direito a condições especiais para a compra ou arrendamento de casa. A promessa faz parte do programa económico desenhado pelos peritos do PS e revelado em resposta a um conjunto de 29 perguntas colocadas pelo PSD.
Novo imposto sobre heranças de casas na calha
Uma nova bomba fiscal pode estar em vias de rebentar no setor imobiliário em Portugal. Apelidado de Imposto sobre heranças de elevado valor, o novo tributo deverá incidir sobre sucessões acima de um milhão de euros e é uma das propostas de um grupo de economistas que o PS está a avaliar se integra no próximo programa eleitoral, depois de o Imposto sobre Sucessões e Doações ter sido extinto em 2003.
IMI: PS quer repor cláusula de salvaguarda para impedir aumentos
O PS quer repor, quando for Governo, a cláusula de salvaguarda do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que limita até 75 euros o aumento anual do imposto. Com o fim da referida cláusula, que terá efeitos este mês para vários proprietários, o Executivo prevê mais 150 milhões de euros de receita adicional em 2015.
PS quer que vistos gold capitalizem empresas
Os partidos da oposição recusaram o apelo de Paulo Portas para que apresentassem os seus contributos à revisão do programa de vistos gold, deixando o více-primeiro-ministro isolado nessa tarefa. O PS, na carta que enviou a Portas, refere que cabe ao Governo a “pilotagem” do programa e não ao Parlamento. Ferro Rodrigues, líder parlamentar do PS, considera que só em sede legislativa é que o partido daria contributos. O responsável sugeriu que Portas passe a usar os fundos do programa de captação de investimento para capitalizar empresas.
Rumores
PSD diz que não haverá mais cortes além da tabela salarial única: A troca de acusações entre PS e PSD está cada vez mais acesa.
“Divergências insanáveis” afastam entendimento entre PS e Governo
São “divergências insanáveis” sobre a estratégia para equilibrar as contas públicas que separam o secretário-geral do PS, António José Seguro, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Os dois líderes estiveram reunidos durante três horas mas não chegaram a um acordo sobre o pós-Troika.
Lisboa: futuro da Colina de Santana continua em aberto mas PS e PSD estão em sintonia
Os deputados do PS e do PSD defenderam esta terça-feira, no quinto e último debate sobre o tema, promovido pela Assembleia Municipal de Lisboa, a elaboração de um Plano de Ação Territorial para a Colina de Santana.
Rumores
Governo quer definir medidas de austeridade para 2015 com PS: A definição de todas as medidas de austeridade que permitam uma consolidação de 1,2% do PIB em 2015 é uma recomendação da Troika, em particular do FMI.
Deputado exige revogação imediata da lei das rendas
Miguel Coelho, deputado do PS na Assembleia Municipal de Lisboa, quer “revogar imediatamente” a Lei do Arrendamento Urbano – entrou em vigor em novembro de 2012 – e preparar uma nova legislação que seja mais justa. “Esta questão só pode ser resolvida a nível político na Assembleia da República.
Governo quer acordo com PS sobre investimento em infraestruturas
O Governo quer concertar com o PS quais os projetos de investimento que devem ser considerados prioritários.