Comentários: 0

A Assembleia Municipal de Lisboa vai promover, por iniciativa da sua presidente, Helena Roseta, cinco debates sobre os projetos urbanísticos previstos para a Colina de Santana. O primeiro realizou-se já esta terça-feira (dia 10) e visou dar a conhecer o ponto em que se encontra o projeto.

Neste primeiro debate estiveram presentes o vereador do Urbanismo da autarquia, Manuel Salgado, o presidente do conselho de administração da Estamo – imobiliária de capitais públicos que é proprietária dos terrenos em causa –, Francisco Cal, a arquiteta responsável pela elaboração do Estudo Urbano da Colina de Santana, Inês Lobo, e o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Cunha Ribeiro. O encontro realizou-se no Fórum Lisboa, na Avenida de Roma.

De acordo com o Público, a Estamo submeteu à apreciação da autarquia os pedidos de informação prévia sobre a viabilidade de um conjunto de operações de loteamento, para os locais onde estão instalados os hospitais de São José, Santa Marta, Capuchos e Miguel Bombarda (este último já foi desativado). Está prevista a reconversão desses equipamentos, dando lugar a um total de 640 fogos, dois hotéis, áreas comerciais e de serviços, equipamentos e um parque de estacionamento subterrâneo com mais de 300 lugares.

Citada pela publicação, Helena Roseta adiantou que a Colina de Santana, uma daas sete da capital, “prepara-se uma alteração profunda, que ninguém discutiu”. “Estamos a fazer aquilo que nos compete, que é promover um debate público das grandes questões da cidade”, referiu.

Segundo a autarca, que nos últimos quatro anos foi vereadora da Habitação, está em causa uma área de intervenção de “mais de 16 hectares” – além dos equipamentos já mencionados inclui também o Hospital do Desterro e o Convento de Santa Joana. “Mexemos numa parte importante da cidade e não ouvimos as pessoas?”, questiona, salientando que “a prioridade” nestes debates será “ouvir o público”.

De referir que os outros quatro debates/sessões de esclarecimento vão decorrer até 11 de fevereiro: nos dias 14 e 21 de janeiro e 4 e 11 de fevereiro.

Clica aqui para saberes mais informações

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta