Ser mãe é uma experiência maravilhosa. Ser pai, também. Contudo, ter a possibilidade de viver o desenvolvimento do rebento na barriga revela-se algo distinto. No entanto, a gravidez passa num instante.
A maioria dos pais encara a chegada de um novo membro à família como uma mudança tremendamente positiva, sendo um "evento" com impacto nas rotinas diárias.
Embora não seja usual, alguns pais querem deserdar os filhos. Normalmente, essa decisão nasce de graves problemas familiares, uma vez que vai, em princípio, contra toda a lógica. Mas é mesmo possível fazê-lo? O que diz a lei portuguesa sobre isso? Pode-se mesmo tirar a herança a um filho? Explicamos com a ajuda de especialistas legais.
Na hora de vender um imóvel, em vez de colocar a casa no mercado, um proprietário pode decidir fazer negócio com um familiar. Nomeadamente, pode decidir vender a casa a um filho ou a um neto.
Ter pessoas felizes e motivadas é fundamental para aumentar a sua produtividade no trabalho. E encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é o caminho, sobretudo num contexto em que as famílias vivem com ansiedade financeira gerada pela inflação. É por tudo isto que as empresas devem hoje estar atentas e estimular o chamado work-life balance, na língua inglesa. Mas como? Estas 7 dicas vão ajudar.
Os portugueses têm sentido desde o início do ano um aumento generalizado dos preços nos vários setores da economia, um cenário agravado pela guerra da Ucrânia.
Na hora de constituir família, é importante ter em conta vários aspetos sobre a cidade onde vivemos. Se há uma boa educação para as crianças, bons serviços de saúde, se é uma cidade segura e se oferece várias atividades de lazer.
Já arrancou a campanha de IRS 2022. A declaração pode ser enviada no Portal das Finanças até ao próximo dia 30 de junho. E os primeiros reembolsos de IRS já começaram a ser processados na passada sexta-feira, dia 8 de abril. A verdade é só uma: quanto mais depressa entregares o antigo modelo 3, mais rápido terás o reembolso de IRS – se for caso disso. Mas neste processo são várias as dúvidas que surgem e uma delas prende-se com a introdução dos rendimentos de filhos na declaração. Explicamos tudo.
A Segurança Social já disponibilizou a nova declaração para os pais pedirem o apoio à família relativo às próximas duas semanas de contenção em que as atividades letivas serão suspensas devido à evolução da pandemia de Covid-19. O apoio aplica-se de 27 a 31 de dezembro de 2021 e de 2 a 9 de janeiro de 2022, tendo condições diferentes em cada um desses períodos.
A proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) trouxe várias novidades em matéria de IRS. Uma delas diz respeito às mudanças nos escalões de rendimento anual sujeito a este imposto, prevendo o desdobramento do 3.º e 6.º escalões de IRS.
O Dia do Pai celebra-se no próximo dia 19 de março, e este ano, à semelhança do que aconteceu no ano passado, voltará a ser celebrado em casa. Mas isso não significa que não podes comemorar esta data de uma forma especial, ou até preparar algo diferente.
A decisão de ter um filho implica, também, “fazer contas” à carteira, porque são muitas as despesas a ter em conta aquando do nascimento de um bebé. Um estudo realizado pela Picodi concluiu que o custo das compras necessárias durante a gravidez e o primeiro ano de vida do bebé é de 3.470 euros, isto um kit básico. Em Portugal, para se comprar esse mesmo kit básico são necessários 3,7 salários médios, mais que, por exemplo, em Espanha (3,2) e Itália (2,6).
Vai haver mais famílias a pagar menos Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Isto porque o número de municípios que decidiu aderir ao IMI Familiar – concedendo um desconto no imposto aos agregados com dependentes a cargo – aumentou este ano, tendo passado de 220 para 235.
A licença obrigatória de paternidade vai aumentar de 15 para 20 dias úteis (seguidos ou interpolados) e o período facultativo vai diminuir de 10 para 5 dias, a partir de 2020.
O nascimento de um filho é sempre um momento único. Especial. Tal como o é a decisão de escolher um nome para a criança. Em Portugal, como noutros países, há certos nomes não são aceites. “Jimmy “ e “Hendrix”, por exemplo, estão entre os nomes proibidos. Clica neste link para veres a lista de nomes aprovados e não aprovados em Portugal.
As câmaras vão poder fixar, mediante deliberação da respetiva Assembleia Municipal, uma redução na taxa do IMI que praticam anualmente, atendendo ao número de dependentes que compõem o agregado familiar. Em causa está uma medida apresentada sexta-feira pelos grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP no rol de alterações à proposta de Orçamento do Estado para 2015 entregues no Parlamento.
Bancos cobram comissões a clientes por contas esquecidas: Ter uma conta esquecida, sem movimentar há mais de um ano, pode sair muito caro. Alguns bancos cobram comissões de manutenção por contas inativas que podem chegar aos 52 euros por trimestre, sendo que só avisam os clientes quanto a conta já está a descoberto. A Deco vai alertar o Ministério das Finanças, o Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) para a situação. (Dinheiro Vivo)
A nova lei do Arrendamento Urbano entrou em vigor em novembro de 2012 e trouxe várias mudanças às regras de transmissão por morte, distinguindo os contratos anteriores e posteriores a 28 de junho de 2006, data em que entrou em vigor o Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU).
Os portugueses gostavam de ter mais filhos. Como podes ver no gráfico em cima, os cidadãos nacionais têm, em média, 1,03 filhos, menos que o esperado (1,77) e que o desejado (2,31).
O gráfico em cima indica a percentagem de mães adolescentes (entre os 15 e os 19 anos) existentes no mundo. Segundo o The Economist, uma em cinco mulheres tornam-se mães, nos países pobres, antes dos 18 anos.
O gráfico em cima mostra a diferença dos impostos pagos por uma pessoa solteira e por um casal com dois filhos em vários países do mundo. Em Portugal, por exemplo, a carga fiscal é superior à aplicada na Suíça e inferior à existente, por exemplo, em Espanha, Itália, Alemanha e EUA
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever