
Os bancos Caixa Geral de Depósitos (CGD) e BPI estão disponíveis para reforçar a dotação do fundo Jessica (Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas), que já financiou projetos de reabilitação urbana no montante de 500 milhões de euros, e que praticamente esgotou as verbas que as duas instituições financeiras tinham alocado ao programa.
Segundo o Público, o acordo entre CGD e BPI e o Banco Europeu de Investimento (BEI), um dos financiadores da iniciativa, está a ser ultimado, devendo ser criado um novo instrumento financeiro, cuja dotação global ainda não foi divulgada. Este reutilizará os montantes que já estão a ser reembolsados pelos privados, quer os relativos a verbas dos bancos, quer do BEI.
De referir que a CGD, o BPI e o Turismo de Portugal são as três entidades responsáveis pela operacionalização da iniciativa Jessica, promovida pela Comissão Europeia e pelo BEI para financiar projetos de reabilitação com carácter sustentável.
Com uma dotação de 327,5 milhões de euros, o programa já financiou projetos no montante de 261 milhões de euros. Juntamente com a componente dos promotores privados, o investimento total realizado ao abrigo da iniciativa ascende de 530 milhões de euros, escreve a publicação.
Para poder comentar deves entrar na tua conta