Comentários: 0
Rendas controladas: câmaras e Misericórdias estão já a identificar edifícios para colocar no mercado
idealista/news

O Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE) vai ser, nesta primeira fase, constituído por edifícios do próprio Estado, das autarquias e de entidades do terceiro setor, como as Misericórdias, que estão já a ser identificados para ser reabilitados e colocados no mercado de arrendamento a preços controlados

Financiado pelo Fundo de Estabilidade Financeira da Segurança Social (com uma verba de 1,4 mil milhões de euros ao longo de 10 anos), o FNRE aguarda agora a aprovação da Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) para entrar em vigor até ao final deste ano, segundo noticia o Expresso.

Citando o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, o jornal escreve que o Governo está atualmente "a trabalhar com as autarquias de Lisboa, Porto, Coimbra e Viseu e a Santa Casa da Misericórdia".  

Casas com rendas controladas para famílias de classe média

O ministro apela a todas as autarquias do país e às outras entidades que se queiram candidatar para iniciarem desde já este trabalho de identificação dos imóveis a reabilitar, "pois uma vez aprovado, o fundo começa logo a funcionar".  

A expetativa do Governo é que, indica ainda o semanário, ao longo dos próximos 10 anos seja possível recuperar 7500 fogos (uma média de 750 por ano) nos centros históricos de norte a sul do país e que sejam acessíveis à classe média e famílias jovens. "E o valor destas rendas deverá ser inferior ao valor de mercado praticado nas respetivas localidades", sublinhou Matos Fernandes.  

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta