Comentários: 1
AL nas mãos dos vizinhos pode pôr em causa direito de propriedade
Kari Shea/Unsplash

Será que os vizinhos podem mesmo ter uma palavra a dizer na hora de decidir se quero ter um Alojamento Local (AL) em casa? O PS defende que sim. Uma posição polémica, que já incendiou os ânimos no Parlamento e que promete continuar a alimentar este debate. Mas a verdade é que dar esse poder aos condóminos pode vir a colocar em causa um direito essencial: o direito de propriedade.

O PS quer clarificar o regime de autorização de exploração de estabelecimentos de AL, propondo assim, em Parlamento, a obrigatoriedade da assembleia de condóminos autorizar o titular da exploração do estabelecimento a exercer a atividade numa fração do prédio. O projeto de lei, apresentado pelos deputados Carlos Pereira e Filipe Neto Brandão, continua a agitar as águas e a levantar muitas dúvidas.

Uma das questões que se coloca é relativamente simples: não irá esta regra retirar a possibilidade de utilizarmos as nossas casas como queremos? A advogada especialista em turismo da sociedade PLMJ, Margarida Osório de Amorim, não tem dúvidas quanto a este tema. “Se a lei obrigar os condóminos a dar autorização isso vai limitar a plenitude do nosso direito de propriedade e isso é abrir uma caixa de Pandora que não queremos abrir. A seguir também vão alterar a lei do arrendamento para obrigar a pedir autorização para arrendar?”, afirmou a advogada, citada pelo Expresso.

Para Margarida Osório não é necessário alterar a lei. É preciso, sim, existir um controlo e fiscalização, cumprir as boas práticas dos condomínios e se for caso disso alterá-las para melhorá-las. Além desta lei poder ultrapassar o limite do direito de propriedade, pode gerar vários litígios entre inquilinos.

“A proposta do PS tem subjacente uma perturbação da paz local, mas ela pode acontecer com qualquer mau vizinho, pode acontecer se um inquilino der explicações em casa e tiver sempre estudantes a entrar e a sair ou pode acontecer se tiver em minha casa uma família numerosa. Não posso fazer uma ligação direta ao AL”, concluiu a advogada.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

lili
15 Janeiro 2018, 14:11

Moro no segundo piso e tenho vizinhos pessimos no primeiro, que fazem festa toda semana ate as cinco da manha, bebem, falam alto, ouvem musica alta. Tenho outra vizinha que aluga o apartamento para airbnb. Do apartamento dela nada tenho a reclamar - turistas entram e saem quietos.

Para poder comentar deves entrar na tua conta