Comentários: 0
Proprietários podem estar a pagar IMI a mais, diz Deco (sabe se é o teu caso)
Olivier Chatel/Unsplash

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) voltou a deixar o aviso: alguns consumidores podem estar a pagar Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a mais. Isto porque as Finanças não atualizam automaticamente a idade das casas, nem o seu coeficiente de localização, que muda a cada três anos. O melhor será fazer uma simulação para perceber se estás a ser penalizado no valor a pagar.

A revisão de todas as parcelas só é feita quando a casa muda de dono (por aquisição ou herança) ou quando o proprietário entrega nas Finanças um pedido de atualização do valor da casa. Assim, e para saberes se estás a pagar mais do que é suposto, podes aceder ao simulador www.paguemenosimi.pt da Deco e confirmar se vale a pena pedir às Finanças uma nova avaliação do imóvel para efeitos de cálculo do imposto.

Caso o simulador confirme que há poupança, deverás pedir nas Finanças a atualização dos dados do imóvel para efeitos de IMI. Para isso será necessário preencher o modelo 1 do IMI e submetê-lo no Portal das Finanças ou apresentar o pedido pessoalmente numa repartição.

“Mesmo com o aumento do valor de construção (uma das parcelas da formula que permite calcular o valor dos imóveis para efeitos fiscais) de 603 para 615 euros, implementado pelas finanças no início de 2019, o nosso simulador diz-nos que 73,1% das simulações realizadas desde o começo deste ano resultaram em poupança”, esclarece a Deco em comunicado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta