Comentários: 0
Como uma imobiliária pode evitar que a compra e venda de casa seja um pesadelo
mastersenaiper/Pixabay

Comprar a casa dos teus sonhos ou vender o teu imóvel pode ser o maior desafio da tua vida. Nestes momentos são várias as questões que surgem, não só pela falta de experiência, mas também porque estes são processos burocráticos e, por vezes, complexos. A procura/venda de uma casa implica muito tempo e também alguns conhecimentos.

Perante a venda ou a compra de um imóvel, é comum procurares respostas junto de familiares e amigos, no entanto, cada caso é um caso, e podes não conseguir a ajuda mais eficaz. Portanto, se não queres tornar este processo num pesadelo, podes sempre optar por procurar a ajuda de uma mediadora imobiliária. Esta ajuda pode trazer muitas vantagens, tanto na compra, como na venda.

Este é o tema de hoje da rubrica saúde financeira, que tem uma periodicidade quinzenal e é assegurada pelo Doutor Finanças para o idealista/news.

Vantagens no processo de compra de um imóvel

Comprar uma casa é um investimento grande e a longo prazo, pelo que a escolha tem de ser muito bem ponderada. Por este motivo, deves estar bem informado, para garantir um negócio seguro eficaz. Para tal, podes recorrer a uma imobiliária e ter os seguintes benefícios:

  1. Assessoramento de um profissional
    A procura pela casa ideal, tanto para ti como para a tua carteira, implica tempo e algum ‘know-how’. O mercado imobiliário tem muita oferta a diversos preços, pelo que podes levar algum tempo a pesquisar, encontrar e visitar vários sítios até encontrares o teu “lar doce lar”. Por isso, a melhor solução pode passar por uma mediadora imobiliária, que tem consultores profissionais que conhecem o mercado, analisam os teus pedidos e pesquisam as melhores opções para o teu caso. Assim, terás acesso não só aos imóveis disponíveis nos sites e plataformas, como também a imóveis exclusivos que apenas as imobiliárias podem apresentar. 
  2. Permite que poupes tempo (e tempo é dinheiro!)
    Com aconselhamento profissional podes poupar muito tempo e encontrar uma casa que dificilmente encontrarias sozinho, isto porque eles vão procurar (exaustivamente) apenas casas que se enquadrem no teu perfil. 
  3. Transparência e segurança 
    Além de conhecimento e tempo, no processo de compra de uma casa é fundamental a análise completa da documentação do imóvel e dos respetivos proprietários. Neste caso, a mediadora imobiliária vai certificar-se que não existe qualquer situação que coloque em causa uma venda segura, como por exemplo se o imóvel se encontra penhorado.
  4. Serviços adicionais 
    A partir de janeiro de 2019 os agentes imobiliários deixaram de poder tratar, junto das instituições de crédito, do financiamento dos respetivos clientes e potenciais compradores de imóveis. No entanto, e para contornar esta nova lei, algumas imobiliárias começaram a trabalhar em parceria com intermediários de crédito, devidamente certificados pelo Banco de Portugal. Isto significa que se precisares de solicitar, por exemplo, um crédito à habitação para a casa dos teus sonhos, poderás fazê-lo. Este serviço extra permite que sintas segurança e tranquilidade por fazer tudo num só sítio. 

Vantagens no processo de venda de um imóvel 

O processo de vender uma casa consegue ser bastante complexo, com variadas dificuldades operacionais, administrativas, jurídicas e financeiras, tanto no início do processo como no pós-venda. Para evitares surpresas, podes procurar a ajuda especializada de uma imobiliária, que apresenta várias vantagens, tais como: 

  1. Avaliação do imóvel 
    “Porque preço devo vender a minha casa?” Esta será a tua primeira questão quando decidires vender a tua casa. Uma questão crucial, mas que nem sempre é fácil de responder sem a ajuda de um profissional. Claro que podes estudar o mercado na área onde a casa está inserida e, a partir daí, fazer uma estimativa de quanto poderá valer o teu imóvel. No entanto, nunca será igual à avaliação feita por um agente imobiliário, que conhece bem o mercado e que tem total competência para determinar um valor justo à tua propriedade. 
  2. Ajuda de um profissional de vendas 
    Ao optares por vender o teu imóvel através de uma agência imobiliária vais poder contar com a ajuda especializada de um profissional de vendas que vai conhecer o contexto do mercado, vai saber avaliar a zona geográfica onde imóvel está inserido e os valores praticados nessa mesma área. Além disso, e muito importante, este profissional vai saber como vender o teu imóvel de forma eficiente, pois sabe as melhores técnicas de venda, bem como o diálogo que deve ter com o cliente. Vai saber potenciar os pontos fortes da tua casa e saber justificar qualquer questão que o potencial comprador tenha. Este profissional vai dedicar-se exclusivamente ao processo de venda, procurando compradores, divulgando o negócio e acelerando burocracias. 
  3. Segurança no processo 
    A venda de um imóvel é um processo burocrático que exige que a documentação do imóvel e dos seus proprietários esteja legalmente em ordem. Basta falhar um documento para impedir a venda da propriedade. E, aqui, entra de novo o papel importantíssimo da mediadora imobiliária que analisa se está tudo regularizado. Caso não esteja, a mediadora tem o conhecimento para conseguir examinar e sugerir medidas para a sua regularização de modo a possibilitar a venda. 
  4. Disponibilidade total para fazer visitas 
    A partir do momento em que colocas a tua propriedade à venda, é crucial que haja disponibilidade para atender o telefone e agendar visitas. O que pode não ser fácil conciliar com a tua vida pessoal e profissional. Com a ajuda de um profissional, que já possui um plano de atendimento, vais conseguir assegurar que não perdes nenhuma oportunidade de venda. 
  5. Forte divulgação
    Hoje em dia, os canais online são os canais mais poderosos de divulgação imobiliária. Além do teu imóvel estar presente no site da mediadora imobiliária, esta também vai garantir que vais estar presente nas principais plataformas de venda de imóveis. 
    Através das ferramentas de marketing digital, onde são aplicadas palavras-chave, geolocalização, entre outros recursos, o agente imobiliário vai conseguir direcionar o público certo para o teu anúncio. Isto vai permitir que haja um grau de assertividade superior e que a venda possa ser mais rápida. 
  6. Conclusão do processo e pós-venda 
    O processo não termina quando é realizada a venda. A mediadora imobiliária também vai estar presente para tratar de qualquer imprevisto que possa surgir no pós-venda, seja com o próprio imóvel, seja com a documentação. Seja qual for a questão, o profissional está dotado do conhecimento necessário para te ajudar a solucioná-la. 
    Embora sejam muitas as vantagens de recorrer a uma mediadora imobiliária para a venda de uma propriedade, relembramos que tens de pagar comissões e honorários, bem como assinar um contrato de exclusividade com a imobiliária em questão. 
    Para que estejas totalmente informado sobre a venda de um imóvel através de uma agência, recomentamos-te que leias o seguinte artigo: “Cinco coisas a ter em conta antes de vender a casa através de uma agência”.

E se pretender comprar um imóvel com 100% financiamento? 

Neste momento, nenhuma instituição financeira pode financiar mais do que 90% do valor da escritura de aquisição. Portanto, a forma mais simples e viável para conseguires um crédito à habitação com 100% financiamento passa por adquirires um imóvel do banco. Embora sejam imóveis hipotecados que se encontram no poder das instituições bancárias, também poderás ter acesso aos mesmo através das mediadoras imobiliárias que têm parceria com as entidades bancárias.

Em suma, a ajuda de uma mediadora imobiliária torna o processo de compra e venda de uma casa mais fácil, mais rápido e mais eficaz. Juntando profissionais imobiliários e profissionais financeiros, irás certamente ter as melhores opções à tua escolha. Compra a tua casa de sonho sem que isto tenha de se tornar um pesadelo. Aposta em serviços especializados que conhecem o mercado, poupa tempo e dinheiro e aproveita a tua casa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade