As rendas da habitação subiram 9,2% para uma média nacional de cinco euros por m2 nos primeiros seis meses do ano.
Comentários: 0
Comprar ou arrendar casa? Rendas de 17 anos pagam valor de venda de um imóvel
Photo by Brendan Church on Unsplash

Ter casa em Portugal é cada vez mais caro: quer para quem compra, quer para quem arrenda. Ainda assim, atualmente, há uma opção mais vantajosa que outra. O valor das rendas de menos de 17 anos seria suficiente para pagar o valor de venda de uma casa. Em Lisboa será preciso esperar mais alguns anos, cerca de 22 anos, e no Porto 16,83 anos de rendas bastam para pagar o valor da casa.

As rendas da habitação subiram 9,2% para uma média nacional de cinco euros por metro quadrado (m2) nos primeiros seis meses do ano - neste artigo preparado encontrarás municípios (e freguesias) onde as rendas estão mais caras. Já o valor de venda, por sua vez, fixou-se nos 1.011 euros por m2, em igual período de 2019. 

Segundo os cálculos do Jornal de Negócios, comprar uma casa de 100 m2 custa um valor mediano de 101.100 euros, sendo que serão necessários pelo menos 500 euros para pagar a renda mensal de uma casa com o mesmo tamanho. Quer isto dizer que, ao fim de 16,85 anos, o valor da venda já teria sido liquidado pelo valor equivalente ao pago por um inquilino.

As contas do jornal têm apenas em conta os valores de venda de uma casa, não tendo sido considerados os custos com o crédito à habitação, impostos, seguros ou custos com condomínio ou reparações.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade