Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Casas modulares: a inovadora solução para os estudantes do Instituto Dyson no Reino Unido

Um lugar onde os estudantes vivem confortavelmente, com uma arquitetura bem diferente do habitual.

Casas modulares
Fachada / WilkinsonEyre
Autor: Redação

A entrada na universidade é um dos momentos marcantes da vida escolar de um aluno. O início da vida universitária significa deixar a casa da família para trás e ter que morar numa residência, num apartamento partilhado ou sozinho. Em muitos casos, o início desta nova vida é caótico. Muitos alunos acabam por escolher residências e a verdade é que são uma boa opção para quem pretende “escapar” das incertezas – apesar de muitas serem todas muito semelhantes na aparência. Pelo menos até há bem pouco tempo era assim, mas as coisas estão a mudar.

Para escapar a essa monotonia, algumas universidades decidiram investir na criação de lugares onde os estudantes possam viver confortavelmente, mas, ao mesmo tempo, ter a sua própria personalidade. Um bom exemplo disso é o design de WilkinsonEyre, que, no Instituto Dyson de Engenharia e Tecnologia em Wiltshire, Reino Unido, criou residências estudantis únicas com uma personalidade forte: são casas modulares criadas a partir de salas de madeira pré-fabricadas .

Estes espaços residenciais foram construídos em madeira laminada cruzada, um material que oferece diversas vantagens, ao nível da sustentabilidade e facilidade de montagem. Cada uma das diferentes unidades construídas possui uma área de 32 m2 e o sistema de montagem permite combinar até cinco dessas cápsulas.

O local em que se encontra levantou desde o início uma série de desafios que influenciaram o design, principalmente a existência de um aterro elevado, que criou uma certa irregularidade. A equipa trabalhou para minimizar o impacto, e tentou explorar uma grande variedade de modelos e sistemas de construção, optando por um modelo de cápsula com diferentes alturas.

Todas as cápsulas têm uma entrada própria com grandes janelas inclinadas, a fim de maximizar a luz natural e as vistas do ambiente que compõem o campus.