Garantia é dada por Francisco Bacelar, presidente da Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal (ASMIP).
Comentários: 0
“Lutámos e vamos continuar a lutar por uma classe bem formada”
Francisco Bacelar foi reeleito presidente da ASMIP para o triénio 2020-2022 ASMIP

Francisco Bacelar, que foi reeleito presidente da Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal (ASMIP) para o triénio 2020-2022, aposta forte, para o presente mandato, na qualidade e na excelência da atividade da mediação imobiliária. “Lutámos e vamos continuar a lutar por uma classe bem formada”, disse, durante a tomada de posse dos novos corpos sociais da ASMIP, que se realizou dia 28 de janeiro de 2020, na Câmara Municipal de Lisboa (CML).

“Lutamos por uma classe bem formada, honesta, leal com os clientes e com os seus colegas de profissão, enfim com o público em geral, pela mediação isenta, legal, igual para todos, e legislação exigente e rigorosa, sim, mas mais preventiva que repressiva, pelo menos com aqueles que um dia solicitaram a respetiva licença para poderem trabalhar dentro da legalidade”, disse o líder da ASMIP, que nasceu em 2014.

Segundo o dirigente associativo, em 2017, a ASMIP tinha 353 empresas associadas e agora tem 882, mantendo no momento 640 empresas ativas: “Mais que duplicámos o número em apenas dois anos (...). Fizemos 40 ações de formação em 2019 e vamos apostar forte nestas ações este ano, porque a formação é um fator importante e decisivo para melhorar a atividade na mediação. Lutámos e vamos continuar a lutar por uma classe bem formada”. 

Para Bacelar, há uma coisa, no entanto, que a ASMIP não defende, a autorregulação. “Na nossa opinião, apenas consagra o princípio do colega no papel de dirigente, e em simultâneo fiscal e sancionador do seu própria colega. Pode funcionar nalgumas profissões liberais, muito diferentes onde a concorrência não se põe a este nível, mas até pelo exemplo que vivemos em Portugal seria ‘pior a emenda que o soneto’, caso caíssemos nessa tentação”.

Governo quer trabalhar lado a lado com a mediação

Também presente na cerimónia esteve a secretária de Estado da Habitação Ana Pinho, que aproveitou a ocasião para destacar a importância de trabalhar com a mediação imobiliária e com as associações do setor, nomeadamente com a ASMIP.  

Só com os mediadores conseguimos perceber as necessidades do mercado e da habitação em Portugal”, referiu a governante, reiterando que o Executivo aposta forte na criação de medidas que ajudem a colmatar as dificuldades existentes no acesso à habitação. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta