O evento “estrela” da Fileira Casa Portuguesa previa superar, em 2020, todos os recordes de visitantes.
Comentários: 0
Portugal Home Week 2020 cancelado devido à “instabilidade internacional” do coronavírus
Portugal Home Week

A instabilidade internacional provocada pela epidemia do coronavírus obrigou a organização do Portugal Home Week, liderada pela APIMA – Associação Portuguesa das Indústrias do Mobiliário e Afins, a cancelar a edição deste ano, agendada para os dias 17, 18 e 19 de junho, na Alfândega do Porto. O evento nacional iria coincidir com o Salone del Mobile, realizado em Milão, uma das cidades mais afetadas pelo vírus Covid-19, que decidiu adiar o certame para as mesmas datas.

Inicialmente agendado para os dias 21 a 26 de abril, o Salone del Mobile, um dos maiores eventos mundiais do setor, que conta com mais de dois mil expositores, oriundos de cerca de 180 países, foi adiado para a semana de 16 a 21 de junho. “As novas datas do prestigiado evento colidem com as do Portugal Home Week”, explica a organização, em comunicado.

O Home Show, espaço expositivo das melhores empresas nacionais da Fileira Casa, estava já lotado, registando níveis de adesão muito superiores aos da primeira edição, realizada no ano passado. Apesar disso, as empresas inscritas, cerca de 70%, participa, também, no Salone del Mobile. “Confrontada com esta sobreposição, e face ao preenchido calendário de iniciativas setoriais agendadas até ao final do ano, a organização do Portugal Home Show optou pelo cancelamento da edição prevista para 2020”, lê-se ainda.

Joaquim Carneiro, presidente da APIMA, confessa tratar-se de uma “decisão difícil”, mas que salvaguarda, simultaneamente, “a saúde pública e o superior  interesse das empresas nacionais”. O responsável da associação, que apoia diretamente cerca de 80 empresas nacionais presentes no Salone del Mobile, explica que “dividir esforços e a atenção mediática seria negativo para as nossas empresas e para o próprio posicionamento do evento”.

“Preferimos apostar no apoio às empresas nacionais nesta fase complicada, que tem afetado não só os encontros empresariais, como as próprias cadeias de fornecimento, e preparar atempadamente uma edição 2021 que reforce, ainda mais, a inovação, a sofisticação e a pujança da Fileira Casa Portuguesa”, acrescenta o responsável.

O Portugal Home Week nasceu em 2019, com o objetivo de reforçar a projeção internacional e o posicionamento premium e inovador das indústrias da Fileira Casa. Para além do espaço expositivo e dedicado ao networking, a organização aposta num fórum de debates, designado de Home Summit, acerca do presente e futuro do cluster, com a participação de alguns dos principais agentes e players do panorama mundial.

A primeira edição recebeu mais de mil visitantes, estimando a organização que a atividade económica gerada tenha superado os 10 milhões de euros. Para este ano, a ambição passava por quintuplicar o número de visitantes, registando-se particular procura por parte dos mercados russo, britânico e norte-americano.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade