Primeira plataforma 100% digital para gerir e assinar digitalmente contratos imobiliários. Fundadores do projeto explicam tudo em entrevista ao idealista/news.
Comentários: 5
Compra, venda e arrendamento de imóveis digital: Unlockit quer transformar os negócios imobiliários
Photo by Christina @ wocintechchat.com

Nasceu durante a pandemia e promete tornar a experiência de compra, venda e arrendamento de casas mais fácil, rápida e segura. Trata-se de uma plataforma 100% digital que pretende agilizar e simplificar a gestão processual e contratual de um agente imobiliário, para que este possa dedicar-se ao que realmente interessa: fechar mais negócios. Esta é a premissa da Unlockit, uma 'startup' tecnológica, de raiz portuguesa, criada para gerir e assinar digitalmente contratos imobiliários, mas que quer ir mais além, e melhorar toda a transação. “Queremos ajustar a tecnologia à vida das pessoas e não ajustar a vida das pessoas à tecnologia”, explicam os fundadores do projeto em entrevista ao idealista/news.

A crise sanitária acelerou a utilização de serviços digitais e remotos, que podem e devem ser incorporados, também, no imobiliário, segundo os responsáveis da nova plataforma, lançada em plena Covid-19, depois de um “longo processo de descoberta e aprendizagem”. Os fundadores da Unlockit perceberam rapidamente que existia uma enorme oportunidade de inovar no setor através da digitalização e desmaterialização de todo o processo de compra e venda ou arrendamento de uma casa.

Querem ser, dizem, um parceiro tecnológico dos consultores e mediadores imobiliários e pretendem “tornar o processo de compra e venda de imóveis mais colaborativo e consequentemente mais digital” e explicam como: “todas as deslocações e reuniões presenciais, que no pré-Covid se realizavam apenas para assinar documentos ou partilhar cópias de contratos assinados, deixam de ser necessárias através da Unlockit”. O plano para os próximos 12 meses passará pela consolidação desta primeira funcionalidade, sendo que depois o objetivo é expandir a digitalização e desmaterialização para outras fases do processo.

Como surgiu a ideia de criar esta startup? O que querem oferecer ao mercado imobiliário? E o que é que distingue a Unlockit da concorrência? Que tipo de serviços prestam? Os fundadores respondem a estas e outras perguntas, numa entrevista que agora reproduzímos na íntegra.

Compra, venda e arrendamento de imóveis digital: Unlockit quer transformar os negócios imobiliários
A equipa da Unlockit Unlockit

Em que fase estão agora e quanto tempo consideram que será necessário para o negócio estar maduro? Porquê?

A nossa visão é ambiciosa e temos muitos produtos tecnológicos que queremos desenvolver para o setor imobiliário, mas nesta primeira fase estamos totalmente focados em permitir que os consultores imobiliários consigam gerir e assinar os seus contratos imobiliários de forma rápida, simples e totalmente digital, sem necessidade de deslocações nem reuniões presenciais. Este é apenas o primeiro passo em direção à nossa visão, e encontra-se pronto e em utilização.

O plano para os próximos 12 meses passa em grande medida por consolidar esta primeira funcionalidade e posteriormente expandir esta digitalização e desmaterialização para outras fases do processo, nomeadamente para a gestão da transação e documentação, que aliada à tecnologia de inteligência artificial vai permitir, por exemplo, o desenvolvimento de funcionalidades de automação contratual.

O que quer, em concreto, oferecer a Unlockit ao mercado imobiliário português?

Queremos ser um parceiro tecnológico dos consultores e mediadores imobiliários e pretendemos tornar o processo de compra e venda de imóveis mais colaborativo e consequentemente mais digital. Estamos a construir uma experiência mais inovadora e ajustada aos estilos de vida das pessoas em 2020.

Queremos digitalizar todo o processo e oferecer os benefícios de tempo, flexibilidade e comodidade que um processo digital oferece a todas as partes. Benefícios estes que todos nós já conhecemos de outras indústrias como o online banking ou a reserva de quartos online. Queremos tornar também o setor imobiliário mais ecológico ao acabar com as toneladas de papel que são gastos atualmente em cada agência.

Queremos tornar também o setor imobiliário mais ecológico ao acabar com as toneladas de papel que são gastos atualmente em cada agência.

O que vos distingue da concorrência?

A nossa principal vantagem competitiva é a experiência integrada que oferecemos aos consultores e seus clientes e como referi somos a primeira plataforma realmente colaborativa no mercado. Uma experiência pensada e desenhada para ser relevante para todo o ecossistema imobiliário e que desmaterializa o processo ao mesmo tempo que automatiza grande parte das tarefas necessárias para se concluir uma transação imobiliária.

Somos uma plataforma que integra várias outras tecnologias líderes nos seus serviços especializados, de forma a oferecer uma experiência centralizada, automatizada e totalmente digital. Com a Unlockit não precisa de recorrer a várias plataformas para fazer diferentes partes do processo e acabar por ter a experiência partida e a informação dispersa.     

Compra, venda e arrendamento de imóveis digital: Unlockit quer transformar os negócios imobiliários
Unlockit

Que tipo de serviços prestam atualmente e que outros pretendem lançar no curto e médio prazo?

Nesta primeira fase do projeto, a plataforma oferece aos consultores a possibilidade de assinar digitalmente todos os contratos e/ou documentos imobiliários relacionados com os processos de compra, venda ou arrendamento de imóveis. Adicionalmente, a centralização e automação de processos vai também permitir uma gestão da documentação e contratos muito mais simplificada e centralizada.

Para assegurarmos a segurança e validade jurídica dos documentos assinados na plataforma, temos também a verificação da validade da licença AMI usada pelos consultores, assim como a validação de identidade de todos os utilizadores através da verificação do cartão de identidade ou passaporte que servirá como base para a validação dos dados biométricos recolhidos através de uma fotografia tirada no momento.

Nesta primeira fase do projeto, a plataforma oferece aos consultores a possibilidade de assinar digitalmente todos os contratos e/ou documentos imobiliários relacionados com os processos de compra, venda ou arrendamento de imóveis.

O futuro da plataforma passa por expandir a digitalização e a desmaterialização do processo para outras fases do processo de compra e venda de imóveis. Queremos evoluir a plataforma para permitir aos consultores gerirem não só os contratos, mas toda a transação. Outra área que queremos integrar na atual plataforma é a integração com os serviços processuais ou jurídicos das próprias agências, permitindo que a redação, adendas ou dúvidas contratuais sejam geridas centralmente através da Unlockit.

A quem se destinam os vossos serviços?

A Unlockit é uma plataforma desenhada com consultores imobiliários em mente. Estes são o nosso público alvo e é com eles que pretendemos crescer. Acreditamos que o papel do consultor é fundamental e por isso queremos ser seus parceiros tecnológicos.

O que se ganha ao contratar a Unlockit?

Ganha tempo e dinheiro uma vez que o processo é rápido, simples e acessível digitalmente em qualquer lugar, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo. Os nossos utilizadores ganham mobilidade e rapidez na celebração de contratos e na recolha das assinaturas, uma vez que o processo ocorre de forma simultânea e com a  comodidade de os clientes assinarem quando lhes for mais conveniente. Ganha também dinheiro, porque deixam de ter que se deslocar apenas para recolher assinaturas ou entregar cópias de contratos assinados. Poupa no combustível, nas portagens, nos portes de envio ou correio registado, no papel e impressão dos documentos e oferece um processo mais ágil e ecológico aos clientes. 

Os nossos utilizadores ganham mobilidade e rapidez na celebração de contratos e na recolha das assinaturas.

Quantos clientes (e de que perfil) têm agora e quantos pretendem ter dentro de um ano?

A Unlockit é uma startup que apenas lançou a sua plataforma há cerca de um mês e já temos quatro agências a trabalhar connosco, que representam conjuntamente um universo de cerca de 200 consultores imobiliários que confiaram na Unlockit para contornar de forma inovadora as restrições da pandemia e oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes. Estes resultados foram para nós uma surpresa e uma bela surpresa, ou seja, superou as nossas expectativas iniciais, mas estamos conscientes que o caminho ainda é longo e difícil.

Esta tração de mercado deixa-nos confiantes que vamos atingir o nosso objetivo de, até final do ano 2021, termos cerca de 750 a 1000 consultores ativamente a trabalhar connosco, o que representa cerca de 2.5% a 3% do mercado.

Compra, venda e arrendamento de imóveis digital: Unlockit quer transformar os negócios imobiliários
Unlockit

O que querem que seja a Unlockit dentro de três anos?

A visão da Unlockit é tornar-se num parceiro tecnológico preferencial de todos os consultores imobiliários e que permitirá vender e comprar uma casa usando um processo 100% digital. Queremos desmaterializar o processo completo (com exceção da escritura pública) e ajudar a transformação digital dos consultores e toda a indústria imobiliária.

A pandemia veio acelerar a digitalização de muitos negócios e acreditamos que não há volta a dar neste processo de transformação. A digitalização vai ser uma realidade e os negócios vão ser forçados a reinventarem-se de forma a responderem às novas exigências, e a Unlockit ambiciona ser um facilitador nessa transição digital. 

Ver comentários (5) / Comentar

5 Comentários:

Angela
21 Dezembro 2020, 12:02

Muito interessante. Gostaria de saber, porem, se o produto ja esta disponivel e se pode ser adquirido individualmente pelo consultor ou apenas atraves da agencia. Obrigada. Angela Wendt

Cuidado com estas ditas empresas, pois no site não existe nem telefone e nem sequer o NIPC desta dita empresa,.
O Idealista deveria verificar estas informações antes de publicitarem, mesmo estando o Idealista faminto por dinheiro.

Imobiliária Aluga Já
21 Dezembro 2020, 13:52

Mais uma empresa fictícia a ser publicitada pelo Idealista a troco de "GUITO"
O Idealista anuncia "grandes" empresas meteóricas que acabaram de se registarem em Portugal, empresas sem qualquer idoneidade e sem qualquer vestígio de seriedade, levando os leitores assíduos das newsletters Idealista a contactarem estas empresas com cara de EMPRESAS e assinada pelo Idealista.
Aconteceu o mesmo com a Sherlock Holmes, sendo todos os sócios estrangeiros, captaram milhões em Portugal e depois desapareceram como um fumo.
A grande tristeza é ver que hoje em dia para se mostrar grande, basta PAGAR.

Olá Imobiliária Aluga Já,
Lamentamos que tenha tido más experiências no passado mas asseguramos-lhe duas coisas: em primeiro lugar, este artigo foi uma colaboração com o idealista sem qualquer pagamento da nossa parte e em segundo lugar, a Unlockit é uma startup portuguesa lançada durante a pandemia, com todos os fundadores portugueses, e que já colabora com algumas agências de referência no mercado.

Apesar da estar ceptico, gostaria de o convidar para uma videochamada para não só esclarecer qualquer mal entendido, como mostrar-lhe como a nossa plataforma pode ajudar a sua agência e agentes a serem mais produtivos.

Pode contactar-me directamente em pedro.nunes@unlockit.io

Obrigado
Pedro

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade