Fazer negócios está cada vez mais à distância de um clique. Uma tendência que ganhou força em tempos de pandemia. Guia completo para tirar mais partido da tecnologia.
Comentários: 0
As melhores apps do mercado para agentes imobiliários (e não só)
Photo by bruce mars on Unsplash

Lembras-te de quando o Facebook era a agenda telefónica e quando as mensagens não eram deixadas pelo WhatsApp, mas sim com post-its? Ou quando o Linkedin era um monte de cartões de visita? E quando, para chegar a um determinado local, se perguntava às pessoas onde ficava o mesmo, porque se estava perdido e não havia Google Maps? Quando em vez de um email se enviava um fax ou até uma carta? A verdade é que a tecnologia, em poucos anos, mudou o mundo e a forma como o vemos. E a pandemia acelerou esta realidade. Neste artigo falamos sobre várias aplicações (apps) que há no mercado, destacando as que mais podem ajudar os agentes imobiliários nos seus negócios.

A chegada da internet e dos telemóveis inteligentes (smartphones) revolucionou as nossas vidas: mudaram e continuam a mudar a forma como nos relacionamos, comunicamos e trabalhamos. Não sabemos bem o que está para vir, mas temos a certeza de que a tecnologia veio para ficar e que nos facilita o dia a dia, tal como se explica neste artigo da autoria de Ana Palacios, workshop manager idealista.

As melhores apps do mercado para agentes imobiliários (e não só)
idealista

Um telemóvel-escritório

Antes de mais, queremos falar sobre aquele que é atualmente o instrumento mais importante do teu dia a dia, o telemóvel, que quase funciona como um escritório. Para isso, preparámos uma lista com as apps mais procuradas pelos agentes, para que possam ter as suas imobiliárias e imóveis “no bolso”.

A primeira app a salientar, como seria de prever, é a do idealista. Temos acesso à pesquisa de imóveis, com a qual se pode escolher exatamente onde morar, desenhando a área escolhida num mapa. Desta forma, apenas se verão os anúncios das casas que realmente interessam. Além disso, pode-se guardar a pesquisa feita independentemente da forma desenhada.

A tecnologia veio, de facto, facilitar que todos os departamentos e empresas possam trabalhar e comunicar-se de forma remota. São muitas as ferramentas que nos permitem um contacto fluído e constante e também realizar reuniões remotas entre várias pessoas, da mesma equipa ou não, de forma eficaz, tal como o confinamento veio provar.

Apps de comunicação com equipas de trabalho

Slack, Trello, Redbooth e Teams. Esta última é uma das favoritas e das que mais se usam no dia a dia. É um “concentrador” de trabalho em equipa do Office 365, onde todas as conversas, arquivos, reuniões e chamadas de equipa e de todas as pessoas da empresa coexistem num único espaço de trabalho, compartilhado em tempo real e que pode ser usado no dispositivo móvel ou no computador.

Apps de comunicação com clientes

Até agora, as vídeochamadas eram algo que pouquíssimos de nós utilizávamos, porém, devido ao confinamento e ao teletrabalho, ganharam força. E a verdade é que com o vídeo e áudio no telemóvel foi possível organizar reuniões com clientes, conectar-se com colegas de trabalho, familiares e amigos, participar em cursos e webinars, fazer compras, assistir a espetáculos e até treinar ou participar numa sessão de ioga. 

Além do Facetime para iPhone e WhatsApp, há o Hangouts Meet, Skype, Whereby, Telegram e Zoom, a app da moda, cujo serviço de vídeoconferência é baseado na nuvem e permite encontros virtuais com outras pessoas, seja por vídeo, áudio ou ambos. 

E quem é cliente do idealista pode ligar-se aos clientes através do Videovisita e do chat, um canal de comunicação aberto com todos os anunciantes que permite tirar dúvidas de forma direta, rápida e eficaz. Ambos os serviços não têm custo e são totalmente gratuitos.

Em termos de organização, vale a pena destacar as apps da Google, G Suite, Docs, Drive e Calendar, TikTick e Anydo, todas gratuitas, simples e eficazes, e que podem ser usadas para nos organizarmos e aumentar a produtividade. Lembra-te que tens o teu assistente de voz virtual, Google e Siri, para o qual só tens de pedir para realizar a ação que pretendes, como anotar lembretes, compromissos, gravar mensagens ou enviar e-mails.

Editar e digitalizar documentos

Para quem pretende editar documentos, convém tomar nota destas apps; Xodo pdf e Foxit MobilePdf. Se quiseres criar um documento PDF diretamente, a melhor opção é usar uma das apps da Adobe para dispositivos móveis.

Para digitalizar documentos, dá uma “vista de olhos” na Genius scan ou na CAMSCANER, ambas permitem partilhar documentos digitalizados com o computador, imprimi-los ou enviá-los por fax para o destino pretendido graças à tecnologia OCR (Optical Character Recognition). Turbo scan, Tinny Scanner, Adobe scan ou Clear Scanner compatível com Google Drive e Dropbox também são opções que podem ser interessantes.

Também é ótimo ter uma app para enviar documentos, como Dropbox, Wetransfer ou Google Drive. Usam a tecnologia da nuvem e permitem fazer upload, armazenar e aceder a documentos de qualquer lugar do mundo usando qualquer dispositivo.

As melhores apps do mercado para agentes imobiliários (e não só)
Photo by Rodion Kutsaev on Unsplash

Assinar documentos

Hoje é possível assinar um PDF a partir do PC, tablet ou smartphone sem precisar de o imprimir. Graças a apps como a DocuSign é possível fazer upload de arquivos PDF e enviá-los com segurança aos clientes para assinarem através do portátil ou do telefone, sem haver contacto pessoal. De referir que todas as assinaturas eletrónicas da DocuSign são legalmente vinculativas e válidas como a tinta usada num papel em qualquer transação imobiliária.

Além da DocuSign há ainda a Signnow e a Signeasy para o iPhone e a SignMyPad para o sistema Android e para o iPad.

Quanto mede a parede?

É possível fazer medições numa casa de forma fácil e rápida, através de apps como Easymeasure, Photo Measures ou D-photo Measures, ou ainda MyMeasures e AirMeasure. A iHandy Level (Apple e Android) é um nivelador virtual que permite saber qual é a inclinação de pisos, paredes e tetos e a Angle Meter (iOS e Android) permite calcular o ângulo e a inclinação de pilares, escadas ou rampas.

A importância das fotos

Além de tudo isto, também podes transformar o teu telemóvel numa câmara capaz de criar planos e ampliar dimensões, usando apps como Magic Plan, Camtoplan, Planner5D e Foorplanner.

Todos podemos tirar boas fotos, mas nem todos treinámos a nossa visão para tal, por isso recomendamos sempre que, tanto quanto possível, se invista num fotógrafo profissional. Mas, claro, haverá momentos em que terás de ser tu a tirar as fotos.

Nesta lista encontras algumas das melhores apps de fotografia do mercado, sendo que já testei a maioria delas: Camera ZOOM FX para Android e iPhone, Camera FV-5 (Android) ou Pro Camera (IO-S) fazem capturas em RAW com as quais poderás manipular a edição sem alterar o negativo e manter a resolução máxima. Manual-Raw Camera (IOS), Pro Shot, Open camera e filmic pro também são muito boas para vídeos.

Para edição de fotos, encorajamos-te a jogar pelo seguro e a “apostar” na Snapseed, que é fácil e muito intuitiva. Com esta app de edição de fotos, as casas vão ganhar outra dimensão. Recorda-te que vendes luz e espaço.

Existem apps de vídeo que permitem criar filmes a partir de vídeos já gravados, como Magisto, TikTok, Gopro, Splice e Imove: vais montando sequências, incorporando efeitos, transições, efeitos sonoros, música e não precisas de fazer nada, basta ter cuidado com as música sem direitos de autor. Depois há outras mais profissionais, como Kinemaster, Lumafusion ou Filmorago.

A tecnologia de Realidade Virtual (RV) é uma oferta extremamente útil no setor imobiliário atualmente. No idealista fazemos vídeos, ‘tours’ virtuais e ‘matterports’ aos imóveis, mas também podes publicar o material com tecnologia de RV feita por ti.

Esta é a lista de empresas compatíveis com ferramentas idealista.

As melhores apps do mercado para agentes imobiliários (e não só)
idealista

Terminamos mencionando todas as apps de redes sociais que “vivem” nos nossos smartphones, como o Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, Tiktok, Linkedin.

As redes sociais ajudam a dar mais alcance às ações de marketing e publicidade e fazem com que consigamos diferenciar-nos e destacar-nos da concorrência, porém, mantê-las atualizadas requer dedicação e muito tempo. Buffer, Hootsuite, Canva e Pixlr, entre outras, são ferramentas de gestão de redes sociais que ajudarão a manter-te ativo sem teres de ficar colado ao telefone.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade