Os expatriados lusos que procuram uma casa em Portugal têm, na sua maioria, preferência pelas grandes cidades, segundo um estudo realizado pelo idealista.
Comentários: 0
Emigrantes à procura de casa em Portugal: Lisboa e Porto são as cidades mais atrativas
Freepik

Os emigrantes portugueses que procuram casa no nosso país têm, na sua maioria, preferência pelas grandes cidades, segundo um estudo realizado pelo idealista, que analisou as pesquisas efetuadas em português com origem em países de língua não portuguesa. O distrito de Lisboa concentra 23,6% das pesquisas dos portugueses no estrangeiro, seguido pelos distritos do Porto (16,2%), Faro (9,3%), Setúbal (9,2%), Braga (8,8%) e Aveiro (5,6%). Seguem-se Leiria (4,2%), Santarém (3,5%), Viseu (3,2%), Coimbra (3,1%), Viana do Castelo (2,3%) e Ilha da Madeira (2,2%).

Por outro lado, os distritos que menos interesse despertam junto dos portugueses no estrangeiro são a Ilha Terceira, com 0,2% das pesquisas, seguida pelo distrito de Bragança (0,6%), Ilha de São Miguel (0,6%), Guarda (0,9%), Portalegre (1%), Beja (1,2%), Vila Real, Castelo Branco e Évora (1,5% nas três cidades).

Os emigrantes procuram, na sua maioria, imóveis à venda em todos os distritos, com 85% do total das pesquisas a nível nacional. Já em Lisboa, 27% das pesquisas realizadas foram para a procura de habitação para arrendar e no Porto, 17% para o mesmo fim.

Top 5 cidades mais procuradas

No ranking das cidades mais procuradas desde o estrangeiro pelos portugueses, na primeira posição encontra-se Lisboa para todas as pesquisas com origem em França, Reino Unido, Alemanha, Espanha e Itália. Porto e Cascais também predominam as pesquisas realizadas, surgindo no Top 5 dos mesmos países.

PosiçãoFrançaReino UnidoAlemanhaEspanhaItália
LisboaLisboaLisboaLisboaLisboa
Vila Nova de GaiaSintraPortoPortoCascais
PortoCascaisCascaisCascaisPorto
SintraSeixalVila Nova de GaiaOeirasSintra
BragaPortoBragaSintraOeiras

Vila Nova de Gaia aparece na segunda posição para pesquisas feitas desde França e quarta desde a Alemanha. O Seixal é a quarta cidade mais pesquisa pelos portugueses no Reino Unido e Oeiras a quarta mais procurada desde Espanha e sexta desde Itália. Por último, o norte de Portugal está representado por Braga, surgindo na sexta posição das pesquisas com origem em França e Alemanha.

Metodologia

Para a realização deste estudo fez-se um levantamento do número de visitas aos anúncios do idealista, tanto para venda como arrendamento, desde o dia 1 de janeiro de 2021, em português desde os principais países de língua não portuguesa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta