
Entregar imóveis à Câmara Municipal de Lisboa para efeitos de subarrendamento a preços acessíveis traz benefícios fiscais aos senhorios – a isenção do IMI e do IRS/IRC sobre as rendas. Mas para ter acesso a este benefício previsto no programa Renda Segura é preciso preencher um anexo na declaração de IRS. Quem não o fizer arrisca-se a pagar imposto.
Trata-se do Anexo F da declaração de IRS. Nesta página há dois quadros onde o senhorio deverá indicar as rendas recebidas, os encargos e o contrato. Isto é terá de preencher tudo tal como se tivesse sujeito a imposto. A isenção do IRS deverá ser processada de forma automática, escreve o Expresso.
Quem não tiver preenchido o anexo F corretamente arrisca-se a perder os benefícios fiscais. Mas ainda vai a tempo de corrigir a situação. Isto porque embora o prazo de entrega do IRS relativo a 2020 tenha terminado a 30 de junho de 2021 é ainda possível entregar uma declaração de substituição com as correções.
Já no que diz respeito à isenção de IMI o senhorio não tem de se preocupar, já que cabe ao município de Lisboa entregar os dados ao Fisco sobre todos os imóveis que são abrangidos pelo programa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta