EHL prevê investimento de 179 milhões de euros para comprar imóveis, requalificar parque habitacional público e apoiar rendas.
Comentários: 0
Casas em Sintra
wikimedia_commons
Lusa

A Câmara Municipal de Sintra, no distrito de Lisboa, aprovou esta semana a Estratégia Local de Habitação (ELH), que pretende beneficiar 3.100 famílias, num investimento de cerca 179 milhões de euros. O documento insere-se no programa 1.º Direito e foi aprovado por unanimidade na sessão pública do executivo municipal, presidido por Basílio Horta (PS).

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Sintra sublinhou a importância da ELH para "garantir as condições condignas de habitações a todos os habitantes concelho".

"Fundamentalmente problemas de humanidade. O cumprimento do artigo 65 da Constituição. Nós não podemos permitir que em Sintra haja 1.480 famílias que vivem em situação pouco digna. São pessoas com um rendimento muito baixo", apontou o autarca.

Segundo explicou Basílio Horta, a ELH pretende inscrever um conjunto de "respostas variadas" a problemas habitacionais, sejam de "carência e insalubridade" ou de emergência (vítimas de violência doméstica, sem-abrigo).

Em que consiste o plano de Sintra para dar mais casas aos habitantes do concelho

Além de nova construção, a ELH prevê também a aquisição de imóveis, a requalificação do parque habitacional público e o apoio ao arrendamento (público e privado).

Em termos gerais, a ELH de Sintra prevê um investimento de 179,4 milhões de euros nos próximos cinco anos e a reabilitação de 1.650 fogos municipais existentes e um aumento de 1.453 novos fogos pela via da aquisição ou construção.

As intervenções previstas abrangem cerca de 3.103 fogos.

Dos 179,4 milhões de euros, a Câmara de Sintra estima que 67,5 milhões sejam assegurados pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), 70 milhões financiados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e os restantes assegurados pela autarquia.

"Quero dizer que nesta Estratégia Local de Habitação não há guetos. Ou seja, nós não pomos a habitação social toda junta, a habitação jovem toda junta, a renda apoiada toda junta. Não vamos cometer erros que foram cometidos noutros países, como por exemplo em França ou na Alemanha. Não vamos fazer guetos", ressalvou.

Integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), segundo o Governo, o programa 1.º Direito, que visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional, prevê um investimento total de 700 milhões de euros até 2024, destinado a comparticipações não reembolsáveis.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta