
A IX edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa (SRUL) começa esta quarta-feira (6 de abril de 2022) e decorre durante três dias (até sexta-feira) no LX Factory, na zona de Alcântara. O evento focado na reabilitação e regeneração urbana propõe um programa diversificado de conferências, debates e seminários. Além das habituais áreas de exposição e de networking, a nova edição da SRUL estreia ainda o espaço INOVA(RE), um cluster dirigido à inovação no imobiliário, e acolhe a primeira edição do Prémio Jovens Arquitetos. Tal como em anos anteriores, o idealista é o portal oficial do evento.
O primeiro dia da IX SRUL é marcado pela sessão inaugural, que será aberta por Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), às 15h00, e encerrada, pelas 16h15, por Marina Gonçalves, secretária de Estado da Habitação. Uma sessão que integra ainda um momento de debate dedicado às prioridades para o mercado imobiliário no âmbito do novo ciclo económico e político, onde participam Joana Almeida, vereadora do Urbanismo da CML, e os representantes das principais associações e ordens profissionais do setor, incluindo a APPII, a APEMIP, a Ordem dos Arquitetos e a Ordem dos Engenheiros, entre outros, revela a organização do evento, em comunicado.
Neste dia inicial, a programação – clica neste link para a consultares – abrange mais três conferências e cinco sessões paralelas, incluindo a apresentação dos vencedores do Prémio Jovem Arquitectos, pelas 14h45. Esta é uma das iniciativas que se estreia na atual edição da SRUL e que assinala a sua primeira edição com bastante sucesso, tendo recebido mais de 40 candidaturas.
Outro destaque desta edição, refere a organização do certame, é o espaço INOVA(RE), um cluster que reunirá as melhores soluções tecnológicas aplicadas à construção e imobiliário, os materiais mais inovadores e os novos talentos da arquitetura, com um especial foco na sustentabilidade e no impacto social.
12 conferências em três dias
A SRUL contempla um ciclo de 12 conferências (incluindo as do primeiro dia) onde participarão cerca de 120 oradores para debater e refletir sobre os grandes temas que afetam a construção, a reabilitação e o imobiliário, passando pela tecnologia, sustentabilidade, economia, financiamento ou inclusão.
“O setor residencial será um dos focos de maior atenção, num programa que atenta ainda sobre a realidade de Lisboa. A programação inclui também vários workshops e apresentações de empresas, envolvendo mais de 60 entidades”, adianta a organização do evento – a iniciativa é promovida pela Vida Imobiliária com o apoio da CML e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
De recordar que a IX edição da SRUL é de acesso livre e dirige-se a profissionais e a particulares, sendo que a entrada é gratuita, mas sujeita a registo disponível no site oficial do evento.
Para poder comentar deves entrar na tua conta