Destinos como Cascais, Oeiras, Açores e Costa Vicentina são os mais procurados para comprar casa no país.
Comentários: 0
Californianos a comprar casa em Portugal
Athena Advisers

O sonho americano agora passa por comprar casa em Portugal. Os norte-americanos estão de olhos postos no país e já lideram o ranking do investimento imobiliário captado por via dos vistos gold, tal como noticiou o idealista/news. E, entre eles, os residentes no estado da Califórnia têm especial interesse em viver no país, sentindo-se atraídos pelas praias, paisagens e pela qualidade de vida. Destinos como Cascais, Oeiras, Açores e Costa Vicentina são os mais procurados pelos californianos para comprar casa em Portugal.

São várias as semelhanças encontradas entre Portugal e o estado da Califórnia, nos EUA. A linha costeira portuguesa dispõe de praias, paisagensdestinos de surf e um custo de vida acessível, que fazem com que o nosso país continue no topo das preferências dos californianos quando pensam em viver noutro país.

Foi isso mesmo que a Athena Advisers confirmou no 'roadshow' pelo estado da Califórnia, realizado na última semana de maio, que contou com paragens em São Diego, Los Angels e São Francisco, refere em comunicado enviado às redações. Nesta viagem foram sinalizados cerca de 20 potenciais compradores que manifestaram interesse em investir no imobiliário nacional. E prevêem que, até final deste ano, pelo menos metade deles (cerca de 10) concretize operações em Portugal, com orçamentos que podem atingir os 3,5 milhões de euros.   

“Há cada vez mais interesse pelo nosso país”, refere David Moura-George, diretor geral da Athena Advisers em Portugal na mesma publicação, sublinhando que “atratividade de Portugal para os norte-americanos já não é de agora, mas se há cerca de três anos, em 10 clientes tínhamos um norte-americano, hoje nos mesmos 10 temos seis do outro lado do Atlântico”. E “a maior parte da procura chega-nos dos californianos, devido à forte afinidade que sentem com o nosso país”, destaca ainda o responsável.

Surf em Portugal
Pexels

Quais as cidades preferidas dos californianos para comprar casa?

Os destinos de Cascais e Oeiras, na Grande Lisboa, ou em alternativa, os Açores e a Costa Vicentina - quando o investimento é feito para obtenção do visto gold – são os mais procurados, de acordo com o documento. E há uma razão que explica esta atratividade pelo litoral português: ao viverem perto do mar e da praia, os californianos conseguem manter um estilo de vida muito parecido com o que tinham na Califórnia. 

“Normalmente são pessoas com um modo de vida bastante alternativo e já habituados a morar fora dos grandes centros urbanos. Na sua maioria são casais jovens, muito ligados às tecnologias, mas também temos bastantes clientes reformados”, refere o diretor geral da Athena Advisers.

E a normalização do teletrabalho com a pandemia da Covid-19 também veio ajudar a que a compra de casa em Portugal por californianos e outros norte-americanos se possa concretizar. “A liberdade e flexibilidade possibilitadas pelo teletrabalho é mais um incentivo na relocalização dos norte-americanos que procuram as excelentes condições de vida que Portugal oferece, e a imagem que o país construiu na área do empreendedorismo e inovação tecnológica é um forte atrativo para a expansão de startups e empreendedores desta área”, explica David Moura-George.

Comprar casa em Cascais
Cascais, um dos locais preferidos pelos californianos para comprar casa flickr_commons

Investimento norte-americano no imobiliário português dispara antes da pandemia

O investimento norte-americano no imobiliário português começou a manifestar-se ainda antes da pandemia. E em outubro de 2021 um artigo na publicação Los Angels Magazine dava conta de uma subida de 33% nas saídas dos EUA com destino às cidades de Lisboa e Porto no ano anterior à pandemia da Covid-19.

Mas este movimento nunca foi tão evidente como agora. De acordo com os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no primeiro trimestre deste ano, os norte-americanos passaram a liderar o ranking do investimento captado por via dos vistos gold no país. Com um total de 25,1 milhões de euros, o volume investido na compra de imóveis nos primeiros três meses do ano mais do que triplicou em relação ao período homólogo de 2021.

Californianos compram casa em Portugal
Athena Advisers

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta