Garantia dada ao idealista/news por Rita de Miranda, que fundou a APHS - Associação Portuguesa de Home Stagers em 2021.
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Home Staging ajuda a vender casas
Créditos: Rita de Miranda | APHS

O setor imobiliário parece estar a viver momentos de incerteza, quer devido à atual conjuntura económica mundial, que está também a deixar marcas em Portugal – alta taxa de inflação, taxas de juro a subir, custos de construção a aumentar etc. –, quer devido à instabilidade causada pelo polémico Programa Mais Habitação do Governo, que não reúne consenso entre os vários players do mercado. A verdade é que continuam a comprar e vender-se muitas casas. Será que o Home Staging tem contribuído para dar força a esta tendência? “Num mercado acelerado, as casas que têm Home Staging são as que se vendem primeiro”, diz ao idealista/news Rita de Miranda, presidente da APHS - Associação Portuguesa de Home Stagers.

Segundo a responsável, que fundou a APHS em 2021, em plena pandemia, para, de certa forma, “proteger o trabalho do home stager”, o mercado nacional “está a reagir muito bem” a esta “técnica de marketing interno do imóvel”, sendo este um conceito que nasceu há 51 anos nos EUA pela mão de Barb Schwarz.

Compra e venda de casas
Rita de Miranda, presidente da APHS-Associação Portuguesa de Home Stagers Créditos: Rita de Miranda | APHS


Comparativamente com outros países, os dados mais recentes da associação – relativos a 2022 – indicam que, apesar do Home Staging ter começado mais tarde em Portugal, 86% dos imóveis preparados com esta técnica foram vendidos nos primeiros dois meses. “Comparando com o mercado estrangeiro, não é o tempo que eles têm a mais que lhes dá qualidade, porque temos muita qualidade no nosso mercado e pessoas que trabalham muito bem, tal como há os que se aproveitaram. Mas o mercado está cada vez mais a reagir a essa qualidade, mais seletivo. A questão é ainda não ter a consciência de onde ir buscar o profissional certo, essa é a única coisa que ainda falta ao mercado”, alerta Rita de Miranda. 

Quando questionada sobre como é que isso vai acontecer, sobre como e quando haverá essa consciência, responde sem hesitar: “Vai ser tentativa-erro, é seleção natural. As pessoas vão contratar pessoas que não tem certificação e vão aperceber-se que a expectativa que tinham não era aquela. O que temos como visão é que daqui a uns anos, não agora, qualquer consultor imobiliário, promotor, investidor ou proprietário vá à associação escolher [um home stager]”, porque saberá que é aí que “estão as pessoas certas”. 

O que é ser um home stager
Créditos: Rita de Miranda | APHS

Quanto custam os serviços de um home stager? 

A presidente da APHS cita Barb Schwarz e afirma que o custo dos serviços de um home stager é o que menos interessa, “porque cada cêntimo investido em Home Staging tem retorno”. “O investimento é sempre inferior à redução de preço, e quando as pessoas entendem isso percebem que não há um custo”, explica, salientando que a “grande maioria das pessoas acha que o investimento em Home Staging é muito grande”. 

“O investimento é sempre inferior à redução de preço, e quando as pessoas entendem isso percebem que não há um custo. A grande maioria das pessoas acha que o investimento em Home Staging é muito grande” 

Mas estamos a falar, na realidade, de que valores? “Temos a média de não passar 1%/2% do valor do imóvel, a não ser que necessite de obras específicas. Se o imóvel está ótimo e tem tudo o que precisa, só se faz o pagamento da consultoria. O home stager prepara-o, muda as coisas de sítio e não houve investimento em nada específico. É o olho clínico de observar se as coisas estão bem dimensionadas no espaço, se estão no sítio certo. São os detalhes que podem fazer toda a diferença. Aquilo que fazemos sempre é explicar que o Home Staging é um trabalho contínuo até ao momento em que se diz: ‘Vai para a internet’. Depois já é o trabalho do consultor. O trabalho do home stager é fazer com que a pessoa, através das fotografias, queira visitar o imóvel”.  

Para ajudar a exemplificar como uma casa pode ser vendida de forma rápida após um trabalho profissional de Home Staging, Rita de Miranda conta uma história recente e real que se passou consigo: “Tivemos um caso de um consultor que trabalha connosco há alguns anos e que nos pediu ajuda. Ligou-nos numa terça-feira, fomos lá na quarta-feira e passámos o dia todo na casa, mudámos quase tudo de sítio. Ele tirou fotografias e a casa foi para o mercado na quinta-feira de manhã, às 11h00. Às 14h00 ligou a dizer que já tinha oito vistas marcadas. Um imóvel que tinha estado à venda durante cerca de seis meses”. 

Vender casas com Home Staging
Créditos: Rita de Miranda | APHS
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