Alcoutim é o município menos populoso com mais pesquisas de casas para comprar ou arrendar vindas de fora, diz estudo do idealista.
Comentários: 0
Estrangeiros a comprar casa em Portugal
Freepik

Muitos dos estrangeiros que chegam a Portugal deixam-se encantar pelo país. O clima, a segurança, as paisagens, as praias, os sistemas de saúde e educação, a par do custo de vida, não deixam indiferente a quem vem de fora. E muitas resolvem mesmo procurar casas para comprar ou arrendar pelos vários pontos da geografia lusa. Além dos territórios tradicionalmente mais atrativos para estas famílias, no Continente e nas ilhas, há outros municípios com menos de 5.500 habitantes muito procurados pelos estrangeiros, como é o caso de Alcoutim, em Faro, e Porto Moniz, na Madeira. Estudo do idealista revela quais são os concelhos com baixa densidade demográfica mais procurados pelos estrangeiros para comprar ou arrendar casa em Portugal.

Olhando para os municípios menos populosos do país, salta à vista que Alcoutim (Faro) é a localidade onde se regista o maior volume de pesquisas de casas para comprar e arrendar realizadas a partir do estrangeiro (em termos absolutos). Entre os municípios mais procurados pelas famílias estrangeiras está também Porto Moniz (Madeira), Pedrogão Grande (Leiria) e Nordeste (ilha de São Miguel).

O pódio dos 5 primeiros municípios mais procurados por estrangeiros completa-se com o município de Penamacor, em Castelo Branco, revela o estudo do idealista, o marketplace imobiliário do sul da Europa, analisando as visitas recebidas na sua base de dados durante os meses de junho e julho.

A seguir, encontramos as localidades Lajes do Pico (ilha do Pico), Góis (Coimbra) e Ourique (Beja). Na nona posição está Vila Velha de Rodão, em Castelo Branco, seguido por Castanheira de Pêra (Leiria), Marvão (Portalegre), São Roque do Pico (ilha do Pico), Avis (Portalegre), Cuba (Beja) e Santa Cruz da Graciosa (ilha da Graciosa).

Já os cinco últimos lugares deste ranking dos municípios mais procurados pelos estrangeiros para comprar ou arrendar casa são ocupados por Fornos de Algodres (Guarda), Calheta (ilha de São Jorge), Pampilhosa da Serra (Coimbra), Lajes das Flores (ilha das Flores) e Crato (Portalegre).

Municípios com mais interesse estrangeiro do que nacional para comprar e arrendar casa no país

Existem um total de 10 municípios portugueses de baixa densidade demográfica onde a maioria das pesquisas de casas para comprar ou arrendar provêm do estrangeiro, superando as pesquisas nacionais, revela ainda o estudo. E a procura de cidadãos internacionais supera a dos portugueses, sobretudo, nas ilhas dos Açores e da Madeira.

A maior diferença de interesse é visível em Porto Moniz, na Madeira, onde 65% das visitas aos anúncios de casas são realizadas por estrangeiros. Em seguida, encontra-se Calheta (ilha de São Jorge) com 64%, Lajes das Flores (ilha das Flores) com 62%, Nordeste (ilha de São Miguel) com 61% e Lajes do Pico (ilha do Pico) com 61%.

Com uma proporção de estrangeiros a procurar casa em Portugal inferior a 60%, encontra-se Santa Cruz das Flores (ilha das Flores) com 57%, Santa Cruz da Graciosa (ilha Graciosa) com 56%, São Roque do Pico (ilha do Pico) com 54%, Alcoutim (Faro) com 54%, Corvo (ilha do Corvo) com 53%.

Há também vários municípios com menos de 5.500 habitantes onde a procura por estrangeiros não supera a nacional – mas ainda assim é bem expressiva representando mais de 35% do total de pesquisas. Este é o caso de Vimioso (Bragança), onde a proporção de estrangeiros que pesquisam casa para comprar ou arrendar é de 49%, seguido por Penedono (Viseu) com 44%, Penamacor (Castelo Branco) com 43%, Pedrógão Grande (Leiria) com 43%, Freixo de Espada à Cinta (Bragança) com 41%, Alfandega da Fé (Bragança) com 40%, Castanheira de Pêra (Leiria) com 39% e Aguiar da Beira (Guarda) com 38%. Mesão Frio (Vila Real) e Ourique (Beja) terminam a lista, representando 37% do total.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta