Em causa está a compra da primeira habitação própria e permanente por jovens até aos 35 anos.
Comentários: 0
Isenção de IMT e Imposto de Selo na compra da casa
Foto de SHVETS production on Pexels
Lusa
Lusa

O Governo anunciou esta terça-feira (25 de junho de 2024) a aprovação do decreto-lei que isenta de IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) e de IS (Imposto de Selo) a compra da primeira habitação própria e permanente por jovens até aos 35 anos.

Na sequência da autoridação da Assembleia da República, o Governo, em Conselho de Ministros na terça-feira, aprovou "uma isenção parcial no valor acima de 316 mil euros e até aos 633 mil euros" para jovens que comprem a primeira habitação.

Esta medida, que vai entrar em vigor a 1 de agosto, "será acompanhada por um mecanismo de compensação para os municípios, de forma a colmatar a perda de receita fiscal", refere o governo. 

Esta isenção é atribuída na primeira aquisição de imóvel destinado exclusivamente habitação própria e permanente, sendo condição que os jovens compradores não sejam proprietários de nenhum imóvel habitacional à data da transmissão ou em qualquer momento nos três anos anteriores e que não sejam considerados dependentes para efeitos de IRS.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta