Em Luxemburgo e em Paris, o preço das casas usadas supera os 700 mil euros, revela estudo. Em Lisboa fixam-se nos 280 mil euros.
Comentários: 0
Comprar casas usadas
Freepik

O custo da habitação está em alta na Europa e os juros no crédito habitação continuam elevados, embora já estejam a descer há vários meses. É neste contexto que as famílias que querem comprar casa nas grandes cidades europeias tendem a fazer ajustes na procura, olhando mais para casas usadas e mais pequenas. Mas, mesmo assim, o preço das casas usadas de 70 metros quadrados (m2) e em bom estado podem ascender, em média, aos 287 mil euros em Lisboa.

Os cálculos da Abitare Co (empresa imobiliária italiana), tendo por base os dados do Eurostat, revelam que os preços das casas na União Europeia (UE) dispararam 66,6% nos últimos dez anos. E foram mesmo os países da Europa de Leste onde os aumentos foram mais expressivos: Hungria (+168%), Lituânia (+114,2%) e República Checa (+111,7%). Neste ranking, Portugal aparece em quarto lugar, com os preços das casas para comprar a duplicar neste período ( +105,7%).

Mas ao analisar os preços das casas à venda nas capitais dos 27 Estados-membros da UE (incluindo Milão), salta à vista que as grandes cidades da Europa de Leste apresentam o custo mais acessível. Os primeiros lugares da tabela são, assim, ocupados por cidades da Europa Ocidental.

Portanto, as cidades mais caras para comprar uma casa usada de 70m2 em bom estado são Luxemburgo, com um preço médio de 791.000 euros, e Paris, com o custo de 707.000 euros. Logo a seguir está Amesterdão (532 mil euros) e Estocolmo (504 mil euros), seguidas de Viena (483 mil euros), Copenhaga (455 mil euros) e Helsínquia (416,5 mil euros).

Nesta lista das cidades mais caras para comprar uma casa usada de 70 m2, Lisboa ocupa o 14º lugar, com o preço médio a chegar aos 287 mil euros. Mas, ainda assim, o custo da habitação usada na capital portuguesa está abaixo de Madrid (315 mil euros) e de Roma (308 mil euros).

As cidades mais baratas para adquirir uma habitação usada de 70 m2 entre os 28 países analisados ​​são Talín (105 mil euros), Sófia (119 mil euros) e Bucareste (126 mil euros), revelam os mesmos dados da Abitare Co.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta