
Arrendar casa em Portugal continua a pesar cada vez mais no orçamento familiar. Lisboa, obviamente destaca-se como a cidade mais cara do país e até mesmo a terceira cidade mais cara da Europa (segundo a revista britânica “Economist”), consolidando a pressão no mercado imobiliário.
Neste artigo, vamos perceber onde é que estão as casas mais caras para arrendar em Portugal e que vantagens oferecem estas áreas cada vez mais exclusivas.
Casas para arrendar em Lisboa. Porque são tão caras?

Lisboa não é Paris, Nova Iorque ou Londres, mas destaca-se como uma das cidades mais caras para arrendar casa na Europa. Este facto é ainda mais surpreendente quando comparamos os preços das rendas com os salários médios dos portugueses, que não acompanham esta subida.
Para viver na capital portuguesa, é necessário um rendimento anual de 58,4 mil dólares (54 mil euros) — mais 27,4 mil dólares (25,3 mil euros) do que o salário médio em Portugal. Este desfasamento coloca Lisboa em terceiro lugar entre as cidades europeias mais caras para arrendar casa, superada apenas por Budapeste, na Hungria, e por Praga, na Chéquia. Entre os principais fatores que explicam as rendas elevadas em Lisboa estão:
- Impacto de nómadas digitais: o aumento da procura por parte de trabalhadores do setor tecnológico e remoto, sobretudo provenientes de países como os Estados Unidos e Canadá, tem impulsionado os preços;
- Atratividade internacional: Lisboa está na moda. É o local onde se realizam grandes eventos como a WebSummit ou o Festival Tribecca. A isso poderemos acrescentar um clima solarengo, vistos acessíveis e qualidade de vida;
- Oferta limitada face à procura: a procura elevada de imóveis não é acompanhada pela disponibilização de habitações suficientes;
- Boas universidades: Lisboa atrai milhares de estudantes nacionais e estrangeiros para instituições de ensino superior de renome, aumentando a procura por alojamento;
- Comparação internacional: a Economist introduziu o “índice Carrie Bradshaw”, comparando o custo de arrendar em Lisboa a valores de cidades como Nova Iorque, adaptado ao salário médio local.
Com rendas que desafiam o orçamento da maioria dos lisboetas e preços a rivalizar com os das metrópoles globais, a pressão no mercado de arrendamento continua a ser uma preocupação crescente. Mas onde é que se encontra a casa mais cara do país?
Onde fica a casa mais cara de Portugal?

A casa mais cara do país fica em Lisboa, mais precisamente no Parque de Palmela - Ribeira das Vinhas e está disponível nuns impressionantes 30.000 euros por mês, deixando a concorrência bem para trás.
Trata-se de uma moradia totalmente renovada com os melhores materiais e acabamentos como mármore travertino e pedra hijau, construída num lote de 2.619m2, num bairro muito exclusivo no centro de Cascais com uma impressionante vista de mar.
A moradia distribui-se por três pisos e um sótão. No rés-do-chão encontra-se o hall de entrada (30 m2), sala de estar (116 m2), sala de jantar (53 m2) ambas com acesso a amplos terraços, cozinha gourmet totalmente equipada, escritório/suite, casa de banho. Há também piscinas interior e exterior aquecidas, fantástico para aproveitar o verão e o inverno ao máximo.
Se te custa a crer, vê por ti mesmo o anúncio da casa mais cara para arrendar em Lisboa disponível no idealista.
E qual a casa mais cara para arrendar no Algarve?
O sul do país é talvez o destino de paragem obrigatório durante o verão e para quem procura viver o bom tempo durante 365 dias. Se procuras o epítome do luxo e do charme no Algarve, esta deslumbrante moradia independente em Almancil, na Quinta do Lago, é perfeita para ti.
Com 770 m² de área habitacional e localizada no prestigiado empreendimento Encosta do Lago, esta propriedade T5+2 combina sofisticação, conforto e bem-estar como poucas.

Distribuída por dois pisos e uma cave, esta moradia oferece espaços amplos e banhados por luz natural. No rés-do-chão, vais encontrar duas salas de estar elegantes, uma sala de jantar com ligação ao jardim e à piscina aquecida, e uma cozinha americana moderna com ilha — tudo pensado para proporcionar o máximo de conforto.
Além disso, três quartos em suite completam este piso. No andar superior, dois quartos oferecem vistas deslumbrantes, enquanto na cave tens um ginásio, sauna, banho turco, zona de massagens e quartos de serviço — um verdadeiro oásis de relaxamento.
Estarás a poucos passos do lago e do restaurante Shack, com fácil acesso aos campos de golfe, ao complexo desportivo Campus e ao Quinta Shopping. A localização é ideal, a apenas 25 minutos do Aeroporto de Faro e a duas horas e meia de Lisboa. Por 30.000€ por mês, esta é a tua oportunidade de viver o melhor que o Algarve tem para oferecer.
Lista de cidades onde a renda é cada vez mais cara
Segundo o indíce de preços do idealista, arrendar casa em Portugal está cada vez mais caro, com subidas expressivas nos preços em várias cidades no último ano. Coimbra lidera o aumento, com uma subida de 14,6%, seguida por Santarém (13%) e Setúbal (9,2%). Porto (7,3%) e Lisboa (6%) também registaram crescimentos notáveis, consolidando-se como os mercados mais caros do país para quem procura arrendar.
Lisboa mantém-se no topo, com um impressionante preço médio de 22,1 euros/m², seguida pelo Porto (17,4 euros/m²) e pelo Funchal (14,2 euros/m²). Outros destaques incluem Faro (12,8 euros/m²) e Setúbal (12,1 euros/m²). Por outro lado, Viseu (6,8 euros/m²) e Viana do Castelo (7,7 euros/m²) figuram como as cidades mais económicas para arrendar casa.
Digamos que comprar ou arrendar uma casa em Portugal, especialmente nas localizações mais exclusivas, como Lisboa ou o Algarve, está longe de ser uma opção acessível. As rendas recorde refletem a crescente procura por propriedades de luxo, muitas vezes impulsionada por fatores como o turismo e a escassez de oferta. Para quem procura o melhor do melhor, os preços elevados são o preço a pagar por viver nos destinos mais desejados do país.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.