Se valorizas o conforto, não desperdices a oportunidade de comprar uma casa nova com este sistema térmico desde 205 mil euros.
Comentários: 0
lareira
idealista
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

O conforto e o bem-estar são cada vez mais valorizados no mercado imobiliário. Embora tenhamos a sorte de viver no sul da Europa, onde os meses mais frios são muito menos rigorosos do que os da maioria dos países europeus, a verdade é que é o conforto térmico é sempre bem-vindo.

Se vais iniciar o processo de procura de uma casa nova, não deixes que os dias mais amenos que se avizinham com a chegada da primavera te façam esquecer algo tão importante como o teu bem-estar e o da tua família naqueles dias desconfortáveis de inverno e outono. Aliás, garante que consegues substituir a palavra “desconfortável” por “agradável” e procura uma habitação que te dê exatamente essa garantia de conforto.

E é por isso que te vamos ajudar a encontrar a tua futura casa de nova construção com recuperador de calor. Temos a certeza de que te vais apaixonar por este novo aliado da casa que é sinónimo de serões quentinhos.

Como funciona um recuperador de calor?

predios novos
idealista

Para entender como este sistema de aquecimento funciona, primeiro há que perceber o seu significado. Um recuperador de calor é uma espécie de caixa fechada à prova de fogo, em ferro fundido ou aço, e possui um vidro térmico na parte da frente, sendo resistente a altas temperaturas. Esta “caixa” é bastante eficiente porque não perde calor, graças ao seu design.

Agora sim, vamos explicar-te o seu funcionamento. E este consiste em três simples passos.

  1. Captura de calor: o calor produzido pelo recurso térmico do equipamento é capturado através da parte frontal do recuperador;
  2. Aquecimento do ar frio: o ar frio é puxado pelas aberturas do sistema e vai circular pelo mesmo, onde será depois aquecido;
  3. Distribuição do calor para o ambiente: nesta fase, o ar aquecido é distribuído para o ambiente através das saídas de ar do recuperador de calor, aumentando, assim, a temperatura do local.

Este sistema é uma solução ecológica, uma vez que elimina devidamente os gases e fumos gerados durante o seu funcionamento (no caso dos que queimam materiais para combustão) através de uma chaminé ou conduta de exaustão. Além disso, alguns modelos podem ainda aquecer águas, possibilitando o aproveitamento do calor residual para uso doméstico.

Vantagens de uma casa com este equipamento térmico

quarto
idealista

Vamos agora conhecer alguns dos benefícios de morar num imóvel novo com recuperador de calor.

  • Mais segurança: beneficiando do facto de ser fechado, este equipamento permite controlar as chamas e evita a libertação de fagulhas e fumos;
  • Maior aproveitamento do calor: o sistema de funcionamento dos recuperadores permite-lhes reaproveitar o calor gerado, evitando desperdícios;
  • Sistema económico: uma vez que o equipamento consegue aproveitar o calor eficazmente, isso permite-lhe um maior rendimento e eficiência e, consequentemente, menos gastos de energia, o que por sua vez se traduz numa redução da fatura do gás e eletricidade;
  • Aquecimento de diversas zonas: um recuperador de calor consegue não só aquecer a área onde está inserido, mas também as zonas próximas, ainda que com menos eficácia;
  • Estilo adaptável a vários tipos de decoração: o design destes equipamentos térmicos é bastante inovador e simples, adaptando-se facilmente a qualquer estilo decorativo;
  • Facilidade de limpeza: por serem fechados, toda a sujidade fica no interior dos recuperadores de calor, facilitando bastante a sua limpeza.

Comparação com outros tipos de aquecimento

casa moderna
idealista

Há algumas diferenças entre os recuperadores de calor e outros tipos de aquecimento, como por exemplo lareira, ar condicionado e salamandra.

Recuperador de calor vs. lareira

Aqui ficam algumas comparações entre um recuperador de calor e uma lareira:

Distribuição do aquecimento

  • Recuperador de calor: o calor produzido é distribuído por várias divisões da casa;
  • Lareira: a única zona aquecida é onde a lareira se localiza. 

Libertação de gases

  • Recuperador de calor: sendo um sistema fechado, há uma significativa redução da emissão de gases em comparação com uma lareira, além de que os fumos são imediatamente direcionados para a chaminé;
  • Lareira: embora haja também lareiras fechadas, quando estes equipamentos são abertos libertam muitos mais gases e fumos, poluindo o ambiente e podendo até mesmo ser prejudicial à saúde.

Rendimento

  • Recuperador de calor: novamente beneficiando do facto de ser um sistema fechado, obtém um maior rendimento do que uma lareira;
  • Lareira: o calor perde-se mais facilmente, tendo, por isso, um menor rendimento.
cozinha
idealista

Recuperador de calor vs. ar condicionado

Coloca os pratos em cima da balança e vê o que pesa mais, se são os do recuperador de calor ou os do ar condicionado:

Ajuste da temperatura

  • Recuperador de calor: neste caso, este equipamento perde em relação ao ar condicionado, uma vez que não tem a capacidade de produzir frio, sendo por isso apenas indicado para os meses de inverno e outono;
  • Ar condicionado: pode ser utilizado o ano todo, conseguindo produzir tanto calor como frio.

Custos de aquecimento

  • Recuperador de calor: os gastos a nível de aquecimento tendem a ser inferiores quando comparados com os gastos de um ar condicionado;
  • Ar condicionado: sobretudo quando as temperaturas estão muito baixas e quando o isolamento da casa não é dos melhores, os custos de aquecimento podem revelar-se bem mais elevados.

Manutenção e limpeza

  • Recuperador de calor: convém que a chaminé seja limpa pelo menos uma vez por ano, enquanto o vidro e até o seu interior tenham de ser limpos com bastante frequência nos meses de utilização;
  • Ar condicionado: embora exija também cuidados para evitar o surgimento de bactérias e fungos, a sua manutenção pode ser mais espaçada no tempo.

Recuperador de calor vs. salamandra

Aqui tens uma outra opção de aquecimento, a salamandra. Vamos a comparações:

Design

  • Recuperador de calor: é mais discreto e integra-se melhor em todos os estilos;
  • Salamandra: tem um design mais rústico e pode ser uma boa opção para quem aprecia este estilo, mas não se adapta tão bem a outros tipos de decoração mais modernos.

Espaço

  • Recuperador de calor: este equipamento exige um espaço de encastre para ser embutido.
  • Salamandra: por ser um sistema autónomo, pode ser instalado em qualquer zona. 

Eficiência aliada ao conforto

quarto
idealista

Se vais comprar uma casa nova, é essencial garantires o teu conforto térmico. E um recuperador de calor, como já pudeste ver, é um excelente aliado. Embora perca em alguns aspetos comparativamente com outros sistemas de aquecimento, de modo geral, tem muito mais vantagens do que desvantagens. E a eficiência energética é uma das que se destaca.

Permitindo recuperar praticamente a totalidade do ar quente produzido e reduzindo perdas de calor, a sua eficiência é bastante alta e reduz a dependência de outros aparelhos ou sistemas de aquecimento, uma vez que é também um ótimo distribuidor de calor pelas várias divisões da casa.

Impacto ambiental de um recuperador de calor

sala de jantar
idealista

Estes sistemas térmicos têm um baixo impacto ambiental, precisamente devido ao que acabámos de mencionar, a sua eficiência. Podendo aproveitar o calor que de outra forma seria perdido, acaba por ser uma forma de maximizar o uso inteligente de recursos e, simultaneamente, ser amigo do ambiente.

Quando falamos, por exemplo, de recuperadores de calor a pellets, sobretudo os mais modernos, estes queimam mais eficazmente e reduzem a emissão de gases poluentes. Além disso, se as pellets tiverem uma origem sustentável, é sem dúvida um sistema de aquecimento bastante ecológico.

Vem descobrir a tua nova casa cheia de conforto térmico

 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta