
O mapa de Portugal divide-se quando analisamos o custo de comprar casa. É junto aos grandes centros urbanos de Lisboa, Porto e Faro, bem como litoral onde se encontram as habitações mais caras de todas. E é no interior do país onde se situam as casas à venda mais acessíveis. Descobre quanto custa comprar casa em cada município português neste mapa preparado pelo idealista/news a partir dos dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Ao longo de 2024, as casas em Portugal foram vendidas pelo preço mediano de 1.777 euros por metro quadrado (euros/m2), segundo indicam os dados do INE publicados esta quarta-feira (dia 23 de abril). Mas este valor esconde uma grande assimetria dos preços das casas nos 305 municípios do país com dados disponíveis, sendo que apenas 54 apresentam valores superiores à mediana nacional.
Lisboa é o concelho mais caro de todos para comprar casa (4.340 euros/m2), enquanto Armamar, no distrito de Coimbra, foi o que apresentou o custo mediano mais baixo (208 euros/m2). Ou seja, as casas na capital foram vendidas por um valor quase 21 vezes superior ao registado em Armamar.
A verdade é que em quase 82% do território nacional é possível comprar uma casa de 100 metros quadrados (m2) por menos de 177 mil euros. Contam-se ainda 165 municípios que possuem preços medianos das casas vendidas inferiores a 1.000 euros/m2. E, entre estes, há 49 concelhos onde comprar casa custa menos de 500 euros/m2, situando-se sobretudo no interior do país, tal como é possível ver no mapa preparado pelo idealista/news a partir dos dados mais recentes do INE.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta