O agente imobiliário continua a ser quem constrói a confiança necessária para aqueles que investem em ativos tão valiosos.
Comentários: 0
inteligência artificial
Freepik

A inteligência artificial (IA) também está a entrar no mundo dos imóveis de luxo, redefinindo processos, experiências de compra e ferramentas operacionais para os agentes. É o que conclui o novo Global Luxury Landscape Report 2024/25 da Berkshire Hathaway HomeServices (BHHS), gigante global consultoria imobiliária no segmento de luxo, com mais de 45.000 agentes em todo o mundo. Mas, afinal, qual será o papel do agente imobiliário no futuro?

Ferramentas de IA para imóveis de luxo

De acordo com o relatório, o uso da IA está a expandir-se rapidamente: 70% dos agentes da BHHS em todo o mundo utilizam-na regularmente, uma percentagem crescente que confirma o peso crescente da tecnologia no setor. Atualmente, 11% das ferramentas digitais utilizadas pelos agentes são baseadas em inteligência artificial, superando até mesmo os media e campanhas digitais em termos de preferência.

IA no setor imobiliário de luxo: entre a realidade aumentada e a análise preditiva

Desde a criação de conteúdo visual e textual até o desenvolvimento de análises de mercado e previsão de tendências futuras, a IA também provou ser uma ferramenta valiosa para apoiar os investidores. Graças a algoritmos sofisticados, a inteligência artificial pode fornecer dados contextuais em tempo real sobre a área ao redor de uma propriedade – como distância de escolas, restaurantes e áreas verdes – e melhorar significativamente a apresentação e a perceção de uma propriedade.

imóveis de luxo
Freepik

"As ferramentas fornecidas pela IA permitem uma autêntica experiência digital imersiva em casa", comenta Francesco Minervini, fundador e CEO da BHHS | Roma Immobiliare. Os potenciais compradores podem desfrutar de uma experiência virtual personalizada, explorando a propriedade em detalhes, mesmo remotamente, com panoramas digitais adaptados e a capacidade de moldar os interiores de acordo com seus gostos."

O staging virtual, por exemplo, permite transformar digitalmente ambientes vazios ou datados, mostrando como o imóvel poderia ficar com mobiliário moderno ou até mesmo transformar um escritório em ginásio ou um espaço ao ar livre num jardim com piscina. Além disso, modelos 3D, realidade aumentada e tours virtuais dão vida a open houses realistas, personalizáveis de acordo com as necessidades do comprador.

IA e agentes no imobiliário de luxo

Apesar do potencial da tecnologia, o fator humano continua a ser central. De acordo com o relatório da BHHS, a relação entre agente imobiliário e cliente continua a ser um elemento indispensável, especialmente no imobiliário de luxo, onde a compra de uma casa é um processo altamente emocional, que vai muito além de números e imagens.

"A IA não pode substituir a empatia, a intuição e a experiência de um consultor de imóveis", explica Marina Rizzotto Yakovleva, fundadora e CEO da BHHS | Palazzo Estate Ltda. O nossos agentes acompanham cada cliente com extrema atenção, oferecendo um atendimento altamente personalizado. A IA pode ajudar-nos a antecipar necessidades, mas é a qualidade do relacionamento humano que faz a diferença."

imóveis de luxo
Freepik

Por isso, a BHHS investe continuamente na formação dos seus agentes, através da BHHS Palazzo Estate Academy, um projeto dedicado ao desenvolvimento de relações de excelência. O objetivo é formar profissionais capazes de enfrentar com sucesso os novos desafios do mercado - apoiados, mas não substituídos pela inteligência artificial.

O futuro do setor imobiliário de luxo é híbrido

O Global Luxury Landscape Report descreve um futuro cada vez mais orientado para a tecnologia híbrida, na qual a IA e a experiência humana coexistem e se complementam. Os compradores de imóveis de luxo estão cada vez mais exigentes e habituados a elevados padrões de serviço e interações digitais fluidas, mas ao mesmo tempo querem o contacto direto com especialistas de confiança, capazes de os orientar na escolha de um imóvel que muitas vezes representa o alcançar de um sonho.

No mundo do imobiliário de luxo, a credibilidade do profissional e a qualidade do aconselhamento continuam a ser elementos decisivos. A IA pode acelerar processos, tornar a comunicação mais eficiente e ampliar a visibilidade da propriedade, mas é o agente imobiliário que constrói a confiança necessária para aqueles que investem em ativos tão valiosos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta