Já tens planos para a noite da passagem de ano? Porque não um programa caseiro, numa casa nova com uma elegante e confortável varanda onde podes convidar a família e os amigos para assistirem ao espetáculo de fogo de artifício da tua cidade?
Se gostaste da dica, vem conhecer os imóveis de nova construção com varandas para te despedires de 2025 da melhor maneira e entrar em 2026 com o pé direito.
Converte a tua varanda num local de festa para o Réveillon
Aqui ficam algumas ideias que podes colocar em prática para celebrar a entrada do novo ano no conforto do teu lar.
Escolhe a decoração
Escolhe tons que remetam à época, como dourados, prateados, brancos, vermelhos, azuis escuros, até mesmo algo brilhante. Se tens um ou mais sofás na tua varanda, ou até mesmo uma mesa e cadeiras para refeição, escolhe umas almofadas dessas cores, uma toalha de mesa com um padrão relacionado com as festividades, umas mantas leves e com os mesmos tons para proteger do frio da época e uns pequenos tapetes no mesmo estilo da restante decoração.
Aposta numa iluminação original
Fios ou cordões de pequenas luzes espalhadas pelas cortinas, paredes e parapeito não devem faltar. Além disso, espalha pelo chão algumas lanternas, coloca umas velas em cima das mesas, podes também enrolar uns fios de luzes em garrafas transparentes ou em plantas artificiais. Não te esqueças que as luzes devem ter tons quentes.
Aquecimento é fundamental
Por estarmos em pleno inverno e, ainda para mais, sendo à noite o momento principal da festa de passagem de ano, estará bastante frio. Caso tenhas a possibilidade de colocar uns aquecedores externos, sejam elétricos ou a gás, será ótimo. Uma lareira ecológica a etanol ou um fire pit são também excelentes opções de aquecimento e decorativas.
Faz uma seleção de músicas animadas
Numa festa não pode faltar a música. Opta por estilos que vão ao encontro do gosto de todos em casa, familiares e amigos convidados, mas sempre com um estilo festivo, para que seja uma noite bem animada. Aproveita o facto de, nessa noite, tanto vizinhos como autoridades serem um pouco mais benevolentes com o horário de silêncio. Contudo, não exageres, pois é onde começa a liberdade do outro que termina a tua.
Prepara o cantinho do espumante e das passas
Para a meia noite há pequenos pormenores que não podem faltar, como passas, sultanas ou uvas, a garrafa de champanhe ou espumante num balde de gelo e os copos tipo flûte. Coloca tudo isso numa mesinha ao cantinho da varanda, para que esteja tudo pronto para aquela hora.
Estilo de vida de quem tem varanda em casa
Ter uma ligação direta com o exterior é essencial em qualquer habitação, sobretudo para quem vive num apartamento. Por isso, ter uma ou mais varandas oferece um estilo de vida diferente, com muitas vantagens para os residentes do imóvel.
- Maior contacto com a natureza: num dia agradável, com sol e uma boa temperatura, quem não se sente bem ao poder começar o dia a tomar um bom pequeno almoço ao ar livre, mas ao mesmo tempo sem precisar de sair do conforto do seu lar? Uma varanda proporciona isso, poder sentir a brisa e os seus do exterior, favorecendo, assim, o contacto com a natureza.
- Bem-estar e privacidade ao ar livre: uma varanda tem um papel fundamental no bem-estar psicológico dos moradores de uma casa, sendo muitas vezes o único contacto com o exterior que algumas pessoas têm durante um dia longo de teletrabalho ou no caso de pessoas idosas e com mobilidade reduzida que não têm tanta capacidade de sair à rua.
- Espaço perfeito para receber convidados: convidar os familiares ou amigos a casa para uma boa refeição em convívio é, sem dúvida, um excelente programa. Mas se o dia estiver agradável, porque não desfrutar desse momento na tua varanda?
- Melhor qualidade do ar e maior iluminação natural: uma varanda proporciona uma maior entrada de ar em casa, favorecendo uma ventilação natural e evitando humidades, bolores, ácaros e outras bactérias prejudiciais à saúde.
- Ideal para uma mini-horta: se és adepto de jardinagem, mas não tens uma moradia com jardim ou quintal onde possas colocar essa paixão em prática, não te preocupes porque nem tudo está perdido. Podes sempre fazer uma mini-horta na tua varanda, cultivando pequenos legumes e vegetais ou simplesmente umas flores.
Estilos de varandas para 2026
Quando comprares a tua casa nova com varanda vais precisar decorá-la. Já pensaste no estilo? Aqui ficam algumas ideias.
Boho Chic
Este estilo decorativo chegou há uns anos ao nosso país e recusa-se a ser esquecido. Misturando de forma harmoniosa a elegância e o charme boémio, com elementos étnicos, diferentes texturas, detalhes em renda e um toque vintage, este estilo é perfeito para quem aprecia peças feitas à mão, pessoas ligadas às artes e para quem procura um estilo arrojado, mas, ao mesmo tempo, acolhedor.
Vintage
Aqui as cores devem ser igualmente suaves, mas um pouco diferentes do estilo escandinavo, uma vez que já apresenta uma gama mais ampla de cores como o verde menta, o rosa chá, o azul claro, também alguns brancos e beges, com uns toques de bronze ou dourado envelhecido.
O mobiliário passa por madeiras antigas, com um design clássico e peças recuperadas e trabalhadas. Podes também colocar elementos decorativos como pequenas cestas, malas antigas, gaiolas decorativas, loiças de época e outros objetos com um aspeto artesanal.
Escandinavo
Representando na perfeição a cultura nórdica, o estilo escandinavo transmite paz, conforto, ligação à natureza, ao mesmo tempo que pretende ser também funcional. Neste estilo predominam os tons claros, como os brancos, beges, cinzas claros, madeiras claras, em móveis de linhas simples e discretas.
A iluminação deve ser quente, mas suave, com pequenos pontos de luz, enquanto nos têxteis se destacam o linho, o algodão e a lã. As almofadas e tapetes em tons neutros e padrões discretos, assim como as plantas em pequenos vasos e em pequenas quantidades transmitem a sensação de calma e organização.
Contemporâneo
O estilo contemporâneo “beija” o minimalismo, mas de uma forma mais equilibrada. Ele é marcado por linhas retas, com mobiliário de design simples, prático e funcional e uma paleta de cores de base neutra, mas com tons mais fortes a contrastar, como um verde escuro ou um marrom. Em termos de iluminação a aposta passa, sobretudo, pelas luzes LED.
Marroquino
Tecidos estampados e cheios de cores vibrantes, lanternas de metal com um design árabe, cortinas de macramê, pufes baixos e padronizados, tapetes cheios de cor e com uma mistura entre o antigo e o moderno…estas são algumas características de uma varanda em estilo marroquino. Mas a decoração não ficaria completa sem uma mesinha baixa com um conjunto de Shisha e umas almofadas estampadas onde podes conviver e sentir o estilo marroquino mais de perto.
Oriental
Com materiais naturais como o bambu, a madeira e a pedra, cores suaves com pequenos toques de cores mais vibrantes, este tipo de decoração é perfeito para quem aprecia a cultura japonesa. Móveis baixos, elementos decorativos naturais como fontes de água e bonsais e uma iluminação acolhedora, qualquer pessoa que estiver na tua varanda vai sentir a calma e a serenidade típica do Japão.
Grego/mediterrâneo
Neste estilo predomina a cor branca com pequenos toques em azul. Inspirado nas pitorescas casas da Grécia, este tipo de decoração é especialmente recomendado para imóveis próximos ao mar.
Nos materiais destacam-se o mármore, a cerâmica, a pedra e os tecidos como algodão e linho, combinando com elementos decorativos como mosaicos, motivos marinhos, vasos de cerâmica, entre outros. Além disso, umas flores de cores vibrantes para contrastar são sempre bem vindas.
Varanda como fator de valorização num imóvel
Por ser um elemento que facilita o contacto com o exterior e a natureza e o consequente bem-estar dos moradores, uma varanda pode valorizar bastante uma habitação. Isto faz com que a aquisição de uma casa com varanda seja sempre um bom investimento, pois vai valorizar mais e, assim, o retorno que o atual comprador e futuro vendedor terá será maior em comparação a um imóvel sem este elemento.
E quantas mais varandas a casa tiver, maior valor também terá. Algumas poderão ser posteriormente fechadas, transformadas em marquise e extensão do interior da habitação, enquanto outras podem manter o seu formato original, promovendo uma maior ventilação e iluminação natural.
Aqui vais encontrar a tua futura nova casa com varanda
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta