A zona mais popular do país é a Riviera de Atenas e os compradores mais interessados são os próprios gregos.
Comentários: 0
Grécia
Grécia GTRES

O mercado imobiliário de luxo na Grécia, um dos países turísticos mais procurados, registou um aumento de 14,2% em 2024, atingindo os 500 milhões de euros em transações de casas premium, segundo a Sotheby's International Realty.

A agência sublinha a tendência ascendente do país, que já em 2023 registou um crescimento de 6,5% no mercado imobiliário de luxo face ao ano anterior, e mostra-se também "otimista" quanto às previsões para 2025, pois esperam um maior interesse nas casas mais exclusivas.

"Os compradores mostraram uma disposição claramente mais forte de comprar propriedades de luxo, bem como um aumento significativo no volume de vendas em comparação com o ano anterior", disse o diretor administrativo da agência na Grécia, Savvas Savvaidis.

Atenas: a mais procurada

A maior procura pelo setor de luxo em 2024 foi registada na Riviera de Atenas (15,6%), seguida por Corfu (15,6%), centro de Atenas (8,1%), Creta (5,9%) e Lefkada (5,2%).

Em sexto lugar está Mykonos (5,1%), onde a procura caiu 17,6% em relação aos dados de 2023. O 'top 10' fica completo pelo norte de Atenas (4,4%), Paros (4,3%), Tenos (2,8%) e Kea (2,7%).

Deve-se notar que onde a procura mais aumentou também foi em Atenas, com um aumento de 130% no norte, 87,2% na Riviera e 35,7% no centro.

Por outro lado, onde mais diminuiu é a já mencionada Mykonos, seguida por Paros (-9,1%) e Kea (-6,5%).

Gregos, os principais interessados nas suas próprias casas

A agência garante que, pela primeira vez, os gregos posicionaram-se como os principais compradores de luxo do país, sendo responsáveis por 16,2% da procura total, refletindo um aumento de 51,8% em relação a 2023.

Muito logo atrás estão os americanos e os britânicos, com 16,2% e 16,1%, respetivamente, seguidos pelos franceses (9,3%) e alemães (4,4%).

"A dinâmica do mercado é determinada por uma série de fatores, incluindo a estabilidade do ambiente macroeconómico, a disponibilidade de propriedades de qualidade e o aumento da procura por locais que ofereçam valor de investimento e alto estilo de vida", concluiu o CEO.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta