
A Câmara Municipal de Dolton, uma pequena localidade nos arredores do sul de Chicago (EUA), concluiu a compra da casa de infância do Papa Leão XIV, pagando um valor 70% acima do preço inicial. A autarquia desembolsou 375.000 dólares - cerca de 320.000 euros - por esta modesta propriedade de três quartos e pouco mais de 100 metros quadrados (m2), bem acima dos 219.000 dólares pedidos em janeiro passado. O objetivo agora é transformar a casa num museu em colaboração com a Arquidiocese de Chicago.
“Possui um pedaço sagrado de História”. Assim começava o anúncio do leilão de uma modesta casa de tijolo com pouco mais de 100 m2 distribuídos por dois andares, construída em 1949 em Dolton, uma pequena localidade a sul de Chicago. Com três quartos, duas casas de banho e uma sala de estar, foi a casa de infância de Robert Francis Prevost, hoje conhecido como o Papa Leão XIV. A sua família deixou a residência há mais de 30 anos, mas agora parece voltar a fazer parte da história de Prevost.
A venda põe fim à difícil situação desta modesta casa desde que o cardeal Robert Francis Prevost foi eleito o novo Papa em maio. Inicialmente, a casa foi colocada à venda, em janeiro, por 219.000 dólares, depois de ter sido adquirida por um investidor imobiliário local por apenas 66.000 dólares e totalmente renovada.
Quando se soube que o cardeal Robert Francis Prevost tinha sido eleito o primeiro Papa norte-americano da Igreja Católica, o vendedor retirou a propriedade do mercado e, posteriormente, anunciou-a em leilão, com um valor inicial de 250.000 dólares.
Desde então, as autoridades de Dolton tomaram a iniciativa de transformar a casa num local emblemático da região, chegando a considerar uma expropriação - algo que acabou por não acontecer -, e fecharam o acordo, apesar de terem pago um preço acima do mercado. O preço médio das casas em Dolton é de 177.000 dólares, segundo a Redfin.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta