Comentários: 0
Lisboa: comércio na Avenida da Liberdade e Chiado com valores de pré-crise
autorizado

Lisboa está na moda e há cada vez mais turistas a visitar a capital. Uma boa notícia para os lojistas, já que o comércio de rua está a crescer, uma tendência que se verifica desde a década passada. Atualmente, as lojas na Avenida da Liberdade e no Chiado competem com as ruas de comércio das principais capitais europeias, refere a Cushman & Wakefield (C&W), salientando que se praticam valores de pré-crise.

De acordo com a consultora imobiliária, enquanto os escritórios na Avenida da Liberdade sofreram uma correção na yield prime de 200 pontos base desde o pico de mercado, em 2007, as yields de retalho de rua corrigiram apenas metade, 100 pontos base. “Comparação equivalente com os centros comerciais prime em Portugal, outrora a estrela do setor imobiliário português, demonstra um ajustamento durante a crise de 250 pontos base, mais 150 que os ativos de comércio na Avenida da Liberdade”, refere, em comunicado, a C&W.  

A empresa adianta que “a recuperação das yields que se iniciou no final de 2013 no mercado imobiliário nacional foi muito mais visível no comércio de rua, onde as taxas de rentabilidade de pico de mercado (relativas a 2007) foram já atingidas”. Estão atualmente nos 6% no Chiado e na Avenida da Liberdade. 

Já os escritórios na Avenida da Liberdade e os centros comerciais prime em Portugal ainda estão longe de atingir os valores de 2007: faltam 50 pontos base aos escritórios e 175 aos centros comerciais.  

Cenário idêntico verifica-se com as rendas. Nos escritórios a renda prime desceu, desde 2007, dos 21 euros por m2 por mês para os 18,5 euros e nos centros comerciais caiu dos 75 euros para os 70. Por outro lado, as rendas na Avenida da Liberdade e no Chiado aumentaram dos 75 euros por m2 por mês para os 82,5 euros na Avenida da Liberdade e 92,5 euros no Chiado.   

As yields são as taxas de rentabilidade “exigidas” pelos potenciais compradores e implícitas no preço oferecido pelos ativos. Quanto maior for a taxa, maior é o risco atribuído e, por isso, menor o valor do ativo. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade