Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Franceses da FREY compram Algarve Shopping e Albufeira Retail Park por 179,3 milhões

Algarve Shopping
Algarve Shopping
Autor: Redação

A FREY, empresa francesa especializada no desenvolvimento e gestão de centros comerciais ao ar livre, comprou o Algarve Shopping e o Albufeira Retail Park à CBRE GIP e Sonae Sierra por 179,3 milhões de euros. Trata-se do primeiro investimento em Portugal da FREY. A Sonae Sierra continuará, no entanto, responsável pela gestão e comercialização dos dois espaços.

“Esta é uma das maiores operações de investimento do ano à data e reflete a vitalidade do mercado português, não só pelo facto de atrair um novo investidor, como pela dimensão do negócio e por envolver um ativo troféu. Este complexo comercial, constituído pelo shopping e pelo retail park, é um ativo de elevada qualidade com uma excelente performance operacional, com uma ocupação de praticamente 100% e mais de 7,5 milhões de visitantes por ano. Mas tem, além disso, um enorme potencial de criação de valor, em linha com a estratégia do novo proprietário”, disse em comunicado Fernando Ferreira, head de Capital Markets da JLL, responsável pela operação – atuou em nome do comprador enquanto a RPE atuou em nome do vendedor.

Segundo a JLL, a FREY “pretende avançar com um programa de renovação deste complexo que foi inaugurado em 2001 e expandido em 2004, para implementar o espírito e os traços marcantes do seu conceito Shopping Promenade®”. 

Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, disse que a empresa está muito satisfeita com a concretização do negócio, “que é mais um marco importante na implementação da estratégia da Sonae Sierra e um reconhecimento do mercado da elevada qualidade dos ativos imobiliários em que” a empresa investe.

“Em paralelo, a manutenção da gestão e comercialização do AlgarveShopping e do Albufeira Retail Park comprova a elevada confiança dos investidores na nossa experiência e ‘know-how’ e a contínua aposta na Sonae Sierra enquanto parceiro de eleição nas várias geografias onde estamos presentes”, acrescentou.

De referir que a Abreu Advogados assessorou a FREY no negócio, numa equipa liderada pelos sócios do escritório, Patrícia Viana e António Pina, enquanto a Garrigues assessorou a Sonae Sierra, numa equipa liderada pelo sócio Jorge Salvador Gonçalves e pelo associado principal, Miguel Menezes da Silva.

O AlgarveShopping e o Albufeira Retail Park têm uma variada e apelativa oferta de compras e de lazer distribuída por cerca de 60.000 metros quadrados (m2) com diversas marcas locais e internacionais, refere em comunicado a Sonae Sierra. 

Localizado numa área com aproximadamente 280.000 habitantes (excluindo estadias em hotéis, que podem aumentar a área de influência para 800.000 habitantes durante o verão), o AlgarveShopping e o Albufeira Retail Park têm apresentado um excelente desempenho desde a sua inauguração, com uma Taxa de Ocupação Global de 99,8% e mais de 7,5 milhões de visitas por ano, acrescenta a empresa.