O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), Menezes Leitão, revelou que “há senhorios a pagarem mais de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) do que recebem com as rendas que cobram”. O responsável considera que o Fisco está a criar uma “armadilha fiscal”.
De acordo com Menezes Leitão, que falava na conferência dos 90 anos da AIL, cerca de 90% dos proprietários deixaram passar o prazo para optarem pelo pagamento do IMI com base nas rendas cobradas devido a atrasos burocráticos das Finanças. Como consequência, pagam o IMI atualizado, “quando as rendas nem chegam para metade disso”, lamentou, citado pelo Correio da Manhã.
O líder da AIP mostrou-se ainda preocupado com o fim da cláusula de salvaguarda, que limita os aumentos do IMI no próximo ano. “Os proprietários vão ter de pagar uma brutalidade, suportar aumentos colossais e pode haver mesmo casos em que perdem a casa por falta de pagamento”. O responsável deu o exemplo de uma reavaliação que subiu o valor do imóvel 8.000%. “Já imaginou como será o IMI deste imóvel no próximo ano?”, questionou.
Para poder comentar deves entrar na tua conta