
A importância de poupar dinheiro todos os meses e a forma de o conseguir fazer é o 72º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.
Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.
É importante que comeces a realizar a tua poupança desde o início. Para isso vamos dar-te algumas dicas que podes seguir para planeares a tua vida financeira.
Poupar significa que uma parte do rendimento auferido pelas famílias não é gasta no momento em que é recebida, mas sim guardada para um momento futuro.
Antes iniciares a poupança, é importante que elabores um orçamento familiar, que permite o controlo das tuas despesas correntes e a tomada de decisões financeiras importantes, como a preparação da reforma, a compra de uma casa, ou até um objetivo de compra.
Depois deste exercício já será possível estabelecer um montante mensal destinado à poupança.
O principal objetivo é ajudar as famílias a fazer um uso adequado do dinheiro, permitindo a satisfação das necessidades da família de acordo com as suas prioridades. Esta é a forma mais eficaz de se atingir um equilíbrio orçamental e, consequentemente atingir metas a curto, médio e longo-prazo. Permitindo verificar o montante ideal para poupança ou, caso tal não seja possível, identificar gastos que sejam desnecessários ou exagerados, de forma a reduzir a despesa.
Assim, o primeiro passo é necessariamente a identificação de todos os rendimentos e de todas as despesas, para determinares o teu saldo mensal. Para tal, podes utilizar as ferramentas com as quais te sentes mais à vontade, podendo ser utilizada uma folha de cálculo (em Excel ou Word), ou mesmo utilizar um dos vários modelos disponíveis na Internet.
No final faz as contas para ver com que saldo ficas (receitas – despesas). Repete estas contas para os próximos meses. Se necessário utiliza médias (por exemplo da conta da eletricidade, água, etc.)
Não te esqueças, muitas vezes, planear a poupança implica não só a retirada de uma parte dos vencimentos, mas também o estabelecer de novas rotinas e hábitos de poupança – por exemplo, nos gastos mensais de eletricidade, gás e água, alimentação, etc. Por isso deves ajustar o teu orçamento à tua remuneração mensal.
Depois de perceberes qual é o valor da poupança que se ajusta ao teu perfil, não esperes pelo final do mês, retira logo no momento em que recebes o teu vencimento. Senão, a tentação de a gastares vai ser maior.
E não te esqueças de guardar a poupança no banco, assim fica longe das tentações dos gastos diários e onde poderá render juros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta