Comentários: 0
Wanda, o homem mais rico da China, escolhe arquiteto português para construir resort de luxo
autorizado

Dono de uma das maiores fortunas do mundo, o investidor chinês Wang Jianlin é o fundador do conglomerado Dalian Wanda Group, um gigante que começou no imobiliário e se estendeu, entre outras áreas, ao turismo e cinema. Agora, para desenvolver um novo projeto no sudoeste da China, recorreu à mão portuguesa de Helder Santos. O arquiteto luso foi solicitado para desenvolver um luxuoso complexo hoteleiro de Wanda.

A trabalhar na China desde 2004, o arquiteto Helder Santos diz que este projeto teve um sabor especial. "Foi particularmente motivante. Havia muito mais lógica e raciocínio por parte dos responsáveis. Houve um norte, um rumo concreto", recorda o responsável à Lusa, sobre a execução do "resort" de cinco estrelas Wanda Vista Xishuangbanna.

Integrado numa área montanhosa no sul da província subtropical de Yunnan, aquele empreendimento foi desenhado na totalidade pelo ateliê OAD (Office for Architecture + Design), que o arquiteto luso gere em parceria com um sócio chinês.

No total, compreende 151 quartos e suites, centro de convenções, Spa e um parque temático, cobrindo uma área de 46.140 metros quadrados e com um custo de construção fixado em 2,5 mil milhões de dólares, tal como conta a agência de notícias.

"Passamos a estar associados a uma companhia que executa grandes projetos e fomos capazes de acompanhar os seus padrões, o que não é nada fácil", diz Helder Santos sobre a colaboração com o Wanda.
Para o arquiteto, o grupo dirigido por Wang Jianlin, considerado o homem mais rico da China, "é quase sinónimo da evolução chinesa".

Fundado no final da década de 1980 em Dalian, o Wanda Group mediatizou-se, em 2012, ao adquirir a empresa norte-americana AMC Entertainment, proprietária da segunda maior cadeia de cinemas dos Estados Unidos. Em Madrid, no coração da capital espanhola, tem em curso o polémico projeto de reconversão do Edifício Espanha.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta