
“Há em Portugal muito potencial para aproveitar casas vazias”, considera Helena Roseta, destacando que os preços dos imóveis no país subiram, de facto, “muito depressa”. A deputada defende que a aposta no mercado de arrendamento é crucial, até porque, ao contrário do que se costuma dizer, os portugueses talvez não sejam assim tão proprietários quanto isso.
“Metade dos mais de 70% de portugueses que têm casa própria têm crédito à habitação. Não é bem assim [o facto de os portugueses preferirem ser proprietários em vez de inquilinos]. O facto é que não há alternativa, por isso as pessoas têm mesmo de comprar em vez de arrendar”, disse esta quarta-feira Helena Roseta durante uma conferência sobre o setor imobiliário organizada pelo Jornal de Negócios e pela Century 21, em Lisboa.

De acordo com a arquiteta, o custo de uma casa arrendada “não corresponde àquilo que as pessoas podem pagar”, havendo muitas famílias – “mais de um terço dos agregados” – a viver em sobrecarga financeira. "Daí a necessidade de se apostar num mercado de arrendamento acessível", rematou.
Para poder comentar deves entrar na tua conta