Em causa estão senhorios com contratos de arrendamento habitacionais anteriores a 1990 e comerciais anteriores a 1995.
Comentários: 0
Desconto no IMI: senhorios com rendas antigas têm até hoje para pedir redução do imposto
Imagem de 2427999 por Pixabay

Os senhorios com contratos de arrendamento antigos – habitacionais anteriores a 1990 e comerciais anteriores a 1995 – têm até ao final do dia de hoje (15 de fevereiro de 2021) para pedir a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Só assim, entregando nas Finanças a declaração de rendas, terão direito a ter desconto no imposto.

De recordar que o prazo “normal” para a entrega da referida declaração de rendas deveria ter ocorrido entre 1 de novembro e 15 de dezembro de 2020, mas foi adiado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), passando a decorrer entre 1 de janeiro e 15 de fevereiro de 2021.

Em causa está um regime que foi criado em 2012, na sequência do processo de avaliação geral dos imóveis, e que prevê, segundo cita o ECO, que “o Valor Patrimonial Tributável (VPT) dos prédios com rendas antigas, para efeitos exclusivamente de IMI, não pode exceder o valor que resultar da capitalização da renda anual pela aplicação do fator 15”.

O objetivo é que o valor que os proprietários pagam de IMI não exceda o valor que é cobrado de renda aos inquilinos, pelo que ficou determinado que, em vez de o IMI ser calculado com base no VPT real do imóvel, é calculado com base numa espécie de VPT “virtual”, cujo valor é apurado multiplicando por 15 o valor anual das rendas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta