Serão as promoções e/ou saldos verdadeiras oportunidades de compra? Damos alguns conselhos, com a ajuda da Deco.
Comentários: 0
Promoções de Natal na Black Friday
Foto de Max Fischer no Pexels

A Black Friday, também conhecida em Portugal como a sexta-feira negra, está aí à porta – celebra-se já esta sexta-feira (26 de novembro). E um dos momentos mais aguardados do ano para quem gosta de fazer compras, aproveitando, por exemplo, para comprar presentes de Natal. Mas há cuidados a ter em conta na hora de pagar, até porque por vezes o barato pode sair caro. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Estamos a ser invadidos por promoções e descontos. A campanha de descontos extraordinários pague um e leve dois, além da importada Black Friday, ou sexta-feira negra, bem como as vendas com redução de preço em novembro são constantes. Serão estas promoções verdadeiras oportunidades de compra? Posso confiar e começar a comprar os presentes de Natal?

As vendas com redução de preço, sejam saldos, promoções ou liquidações, procuram quase sempre escoar os produtos da época anterior, aumentar o volume de vendas ou promover o lançamento de um produto não comercializado anteriormente pelos agentes económicos. 

Estas práticas comerciais têm regras e podem, sim, ser uma boa oportunidade para comprar alguns presentes para a época natalícia. Apenas terás de estar atento, comparar preços e produtos e avaliar se o desconto valerá mesmo a pena.

Promoções como a que referes de comprar um e levar dois podem revelar uma falsa ação de poupar, isto se decidires comprar os produtos por impulso, somente por ter um desconto.  

Dicas para aproveitar com sucesso as promoções:

  • O “preço mais baixo anteriormente praticado” é o preço mais baixo a que o produto foi vendido, fora de eventuais períodos de saldo ou de promoção, nos 90 dias anteriores ao dia em que é posto à venda em saldo ou em promoção; 
  • Deves saber também que a “percentagem de redução” é relativa ao preço mais baixo anteriormente praticado ou, tratando-se de um produto não comercializado previamente naquele estabelecimento, respeita ao preço a praticar após o período de redução;
  • Lê primeiro e atentamente os folhetos promocionais, sobretudo para verificar se o preço compensa – por vezes, preços de marca branca ou sem estar em promoção são opções ainda mais baratas – ou se precisas efetivamente do produto; 
  • Não te esqueças de analisar as dimensões das embalagens e de confirmares se o valor registado na caixa corresponde ao anunciado;
  • Se preferires comprar online, confirma se a promoção tem um limite mínimo de compras para oferecer os portes de envio. Caso contrário, poderás estar a gastar mais que o planeado na tua compra inicial. É o caso paradigmático do barato sai caro!

Descontos de Natal na Black Friday: como aproveitar as promoções
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

E se as compras não correrem bem?

Reclama! Faz valer os teus direitos. Deves sempre reclamar por escrito e para tal podes usar o livro de reclamações do estabelecimento comercial. Tens ainda a possibilidade de recorrer à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica – ASAE. E conta sempre com a Deco

Informa-te connosco

Se precisas de mais informação ou apoio, conta connosco através do email deco@deco.pt ou do número de telefone 21 371 02 00. Temos também uma linha Whatsapp, liga-nos para: 351 966 449 110.

*Visita o nosso site (Deco.pt) e segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta