Chamam-se Apartamento CR.IS e Casa JoLa e, agora, são mundialmente conhecidas. Trata-se de duas casas, que embora distintas (a primeira é um apartamento e a segunda uma moradia), ambas se localizam em Vila do Conde, foram projetadas pelo gabinete de arquitetura A2Office e, agora, foram distinguidas no International Interior Design Awards 2021 (IIDA2021). Além destes, o gabinete português conquistou mais um reconhecimento: o seu projeto Estúdios S. Victor, localizado no Porto, foi distinguido com o primeiro prémio no International Residential Architecture Awards 2021 (IRAA2021).
O primeiro projeto, o Apartamento CR.IS, arrecadou mesmo a medalha de ouro na categoria “Residential Apartment Interior”, enquanto a Casa JoLa conquistou a medalha de prata na categoria de “Private Residential Interior Built” do International Interior Design Awards 2021, um prémio promovido pela APR – Architecture Press Release. Também o projeto Estúdios S. Victor, situado no Porto, foi distinguido com o primeiro prémio na categoria "Housing Upto 5 Floors Built" do International Residential Architecture Awards 2021. Descobre, neste artigo, mais pormenores sobre cada um.
Apartamento CR.IS – Gold Winner na categoria “Residential Apartment Interior” do IIDA 2021
No caso do Apartamento CR.IS, o desafio colocado ao arquiteto Alberto Dias Ribeiro foi mais além da remodelação do interior do espaço. Encontraram uma casa cheia de lembranças reunidas ao longo de 25 anos e uma família fragilizada pela perda de um dos seus membros. Mas depressa “entendemos que eles precisavam muito da nossa ajuda para virar uma página importante das suas vidas”, contam na descrição do projeto.
Esta casa “precisava voltar a respirar, ganhar espaço e luz. E foi o que fizemos”, dizem. “Concordámos que precisávamos abrir o espaço social do apartamento e torná-lo continuo e fluido, então demolimos a parede entre a cozinha e a sala de jantar”, descrevem. O projeto passou também por criar mais arrumação, por utilizar tons de rosa e azul, por escolher materiais naturais e reaproveitar os materiais existentes.
Casa JoLa – Silver Winner na categoria “Private Residential Interior Built” do IIDA 2021
O trabalho de remodelação do interior desta casa a Norte de Portugal passou pela construção do jardim (anexos e deck de madeira), reconstrução da fachada traseira da casa, remodelação da entrada e cozinha ou pela introdução de uma escada de madeira. No final, “todo o piso inferior foi transformado num espaço contínuo, embora com funções perfeitamente delimitadas e hierarquizadas, permitindo uma maior sensação de espaço e luminosidade”, descreve Alberto Ribeiro, o arquiteto responsável pela Casa Jola.
E esta não foi a primeira vez que esta casa esteve nomeada para distinções internacionais. Em 2020 recebeu uma menção honrosa no International Residential Architecture Awards 2020 na categoria “Residential Interior Built”, recorda o Construir. Também foi selecionado para o prémio Archdaily Building of the Year 2020 na categoria “Housing” e nomeado para o Prémio Obra do Ano 2020. E também foi nomeado em 2021 para o LOOP Design Awards 2021 na categoria “Architecture | Renovations”.
Estúdios S. Victor – 1º Prémio na categoria de "Housing Upto 5 Floors Built" do IRAA 2021
O projeto Estúdios S. Victor consistiu na reabilitação de um edifício habitacional vazio originalmente construído no final do século XIX, localizado na rua de São Victor, na cidade do Porto.
O edifício, em forma de triângulo, tem uma área de implantação de apenas 52 metros quadrados e possui apenas uma fachada. “Estes fatores foram os principais condicionantes de todo o projeto e são o principal elemento distintivo deste edifício perante os seus pares, conduzindo a uma solução arquitetónica igualmente única que procurou tirar o máximo partido destes condicionalismos”, referem na descrição do projeto.
Para poder comentar deves entrar na tua conta