A nova residência universitária no Porto vai ter 20 quartos e deverá estar a funcionar já no próximo ano letivo.
Comentários: 0
Porto cede prédio à Federação Académica
Unsplash
Lusa
Lusa

O executivo da Câmara do Porto irá votar na próxima segunda-feira, dia 21 de março, a cedência à Federação Académica do Porto (FAP), pelo período de 30 anos, de um edifício na Rua da Bainharia, no centro histórico, para a construção de uma residência universitária.

Na proposta, a que a Lusa teve acesso, os vereadores da Educação, Catarina Araújo, e do Urbanismo, Pedro Baganha, salientam que "as carências de alojamento estudantil na cidade justificam que a Academia do Porto e a câmara congreguem esforços para a criação de uma nova oferta de alojamento".

"Não obstante as cerca de 6.000 novas camas disponibilizadas na cidade nos últimos anos em residências universitárias privadas, a verdade é que subsiste uma falta de resposta estruturada para os estudantes de classe média e média-baixa", observam. Os vereadores afirmam que o alojamento estudantil que se pretende criar no prédio situado na Rua da Bainharia, no centro histórico da cidade, beneficiará vários estudantes, "independentemente do subsistema de ensino ao qual estejam afetos".

"O processo de seleção dos estudantes que virão a utilizar a nova residência deverá ter como base critérios específicos, nomeadamente, de carência socioeconómica", acrescentam os vereadores. Na reunião privada de segunda-feira, o executivo vai votar a cedência do edifício, que representa um apoio global no valor de 307.440 mil euros, correspondente à cedência do espaço pelo prazo de 30 anos e por um "valor simbólico de 50 euros".

Alojamento para estudantes no Porto
Unsplash

Os vereadores destacam ainda que a nova residência universitária contribuirá para "o rejuvenescimento do centro histórico da cidade, um objetivo estratégico do município".

Numa visita à futura residência universitária no final de janeiro, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que a mesma será um projeto-piloto, fruto de uma "aliança estratégica" entre a autarquia, Universidade do Porto (U. Porto) e Federação Académica do Porto (FAP). 

O edifício, reabilitado pela Sociedade de Reabilitação Urbana (Porto Vivo, SRU) no âmbito do programa do Morro da Sé e que se previa que albergasse o centro social, vai ter 20 quartos e deverá estar a funcionar já no próximo ano letivo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta