Estratégia Local de Habitação para Matosinhos passa por reabilitar e construir novas casas por várias zonas do concelho.
Comentários: 0
Casas acessíveis em Matosinhos
flickr_commons

A falta de habitação a preços acessíveis é um problema transversal a todo o país. E para resolver esta questão em Matosinhos (Porto), a autarquia e a MatosinhosHabit (empresa municipal de habitação) estão a trabalhar num plano que prevê investir cerca de 85 milhões de euros na construção e requalificação de habitação social, no âmbito do arrendamento apoiado e no programa municipal de apoio ao arrendamento. Ao todo este programa vai aumentar a oferta habitacional pública no concelho em mais de 1.500 casas.

O valor total do investimento previsto para reabilitar e construir novas casas em Matosinhos é distribuído da seguinte forma, segundo informa o município em comunicado enviado às redações:

  • Soluções habitacionais de promoção municipal: serão investidos 57,2 milhões de euros, onde será acrescido o valor investido no Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento, de cerca de 5 milhões de euros.
  • Soluções habitacionais de promoção privada: está destinada uma verba de 22,8 milhões de euros.

“A ambição política e a estratégia municipal, em matéria de habitação, não se restringe à Estratégia Local de Habitação”, começa por dizer Manuela Álvares, presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit EM. E esclarece que “a perspetiva é mais ampla e enquadra-se no modelo de desenvolvimento municipal, que é multidimensional e persegue objetivos de abertura de oportunidades a todos os cidadãos, de valorização das pessoas e da identidade local, de gestão autárquica financeira, com propósito ambientalmente sustentável, de promoção do bem-estar e da qualidade de vida”.

Construção de casas em Matosinhos
flickr_commons

Quantas casas vão ser construídas e reabilitadas em Matosinhos? E onde?

Dentro da Estratégia Local de Habitação para Matosinhos  - que tem como objetivo promover o acesso à habitação, atrair e fixar residentes e qualificar o parque habitacional municipal – está previsto levar a cabo as seguintes intervenções:

  • Reabilitação de 400 habitações sociais municipais devolutas para novos realojamentos ao abrigo do regime de arrendamento apoiado, bem como a construção de 384 novas habitações, distribuídas por cinco conjuntos habitacionais, em diferentes locais do município, para atribuição em regime de arrendamento apoiado. Estes conjuntos de casas localizam-se em São Gens, Estádio do Mar, Atriz Alda Rodrigues, Cruz de Pau e Guifões;

  • Aquisição e reabilitação de prédios destinados a 105 habitações sociais (Flor do Infesta), para realojamento ao abrigo do regime de arrendamento apoiado e ainda reabilitação de cinco conjuntos habitacionais municipais, num total de 600 habitações abrangidas (Recarei, Custió, Ponte do Carro, Seixo II e Chouso);
  • Reabilitação de 48 habitações, distribuídas por três conjuntos habitacionais não municipais, e de outras soluções habitacionais especificas tais como situações - sem abrigo, violência doméstica, autonomização de jovens que perfazem total de 109 agregados abrangidos.

Reabilitação de casas em Matosinhos
wikimedia_commons

O que foi feito em 2022 em matéria de habitação?

Ainda no âmbito das ações previstas da Estratégia Local de Habitação, Manuela Álvares destaca um conjunto de intervenções levadas a cabo em 2022 em Matosinhos:

  • Reabilitação de 80 habitações municipais para realojamento;
  • Aquisição de dois prédios destinados à criação de 105 habitações sociais (Flor do Infesta);
  • Início do processo de reabilitação, bem como a abertura de procedimento para a reabilitação dos cinco conjuntos habitacionais municipais (Recarei, Custió, Ponte do Carro, Seixo II e Chouso).

Em fase de conclusão estão os projetos de arquitetura e especialidades para construção das 384 novas casas referentes a São Gens, Estádio do Mar, Atriz Alda Rodrigues, Cruz de Pau e Guifões, bem como a reabilitação do Bloco J (Bairro dos Pescadores) de propriedade mista (cinco habitações municipais e três privadas).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta