One by One, do fundo Cerberus, é a nova sociedade de investimento e gestão imobiliária registada no Euronext Access Market.
Comentários: 0
imobiliárias na bolsa de Lisboa
Foto de Burak The Weekender@Pexels

Portugal continua a estar na mira das empresas espanholas do setor imobiliário, em várias frentes. Prova disso mesmo é a mais recente entrada na bolsa de Lisboa, protagonizada pela One by One - designação comercial da socimi espanhola Promontoria MACC Residencial 1x1, detida pelo fundo Cerberus. A sociedade de investimento e gestão imobiliária vinda de Madrid foi admitida à negociação no mercado não regulamentado no mês passado, com uma capitalização de 32,8 milhões de euros. E, depois da Merlin Properties, em janeiro de 2020, e da Ktesios, em junho de 2021, esta é a terceira socimi espanhola a chegar à praça nacional.

“O registo no Euronext Access Market vai dar mais visibilidade à empresa, permitindo-lhe consolidar a sua estrutura, familiarizando-se com os mercados financeiros antes de uma potencial transferência para um mercado maior no futuro”, esclarece no documento informativo sobre a operação de registo direto, realizada a 25 de julho, citado pelo Negócios.

A admissão à negociação no mercado não regulamentado, tal como explica o jornal, é um processo mais ágil e rápido (e nesse sentido com menores custos) que abdica, por exemplo, da aprovação de prospeto pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Comprar, restaurar e arrendar: a atividade da nova  imobiliária cotada em Lisboa

A madrilena MACC Residencial 1x1, liderada por José La Roche Riesgo, está a negociar em Lisboa com o ticker MLMAC e cada uma das suas 27,8 milhões de ações arrancou nos 1,18 euros, o que lhe dá uma capitalização de mercado de 32,8 milhões de euros. Desde então, de acordo com a mesma publicação, ainda nenhuma ação foi transacionada, mantendo-se este valor de mercado.

empresas espanholas a negociar na bolsa portuguesa
Foto de Anna Nekrashevich@Pexels

A principal atividade desta sociedade é:

  • comprar ativos imobiliários,
  • restaurar se necessário,
  • e arrendar.

Pode também comprar:

  • ações de outras REIT (siga em inglês para socimi), 
  • empresas também dedicadas à aquisição de propriedades urbanas para arrendamento.

Raio-x à atividade, planos e números da One by One, do fundo Cerberus

No fim de maio, o portefólio de investimentos da One by One era composto por 941 ativos, incluindo 19 espaços de estacionamento e 37 armazéns. E a estratégia da empresa liderada por José La Roche Riesgo, segundo diz, "é crescer continuamente através do investimento em ativos residenciais e a constante análise a novas potenciais oportunidades de investimento que possam cumprir os seus critérios de investimento”. Em contrapartida, afirma não ter atualmente intenções de crescer de forma inorgânica através da aquisição de outras empresas.

Após ter tido um resultado negativo de 4,42 milhões de euros em 2021, a empresa do fundo Cerberus estima perdas de 1,75 milhões este ano, 2,93 milhões no próximo e 2,94 milhões de euros em 2024. Esta manutenção de prejuízos pode vir a comprometer a remuneração acionista no futuro.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta