Encontrar uma casa para comprar ou arrendar em Portugal pode não ser tarefa fácil. A oferta disponível continua a não dar resposta à procura, dificultando a vida a quem está à procura de uma oportunidade. Dados divulgados pela Pordata, com base nos Censos 2021, revelam que há 348.097 casas vagas para arrendar ou vender no país. Afinal, que concelhos têm mais habitação disponível?
Lisboa, Porto, Sintra Loulé e Vila Nova de Gaia são os cinco concelhos portugueses que têm mais casas livres para arrendar ou vender. Em Lisboa, por exemplo, há 21.749 casas vagas para venda ou arrendamento. Já no Porto são 9.610 as habitações nestas condições. Em Sintra há 6.866 casas livres para vender ou arrendar, e em Loulé 6.239. Vila Nova de Gaia, que aparece na quinta posição, tem 6.093 casas disponíveis.
Dados da Pordata mostram, de resto, que a área metropolitana de Lisboa concentra a maior fatia da oferta, com 70.048 casas vagas. Na área metropolitana do Porto são mais de 37.000. No Algarve, por sua vez, são 31.304 os imóveis livres.
E quais são os municípios portugueses com menos casas vagas? Segundo a Pordata, Mourão tem apenas 90 casas disponíveis. A Laje das Flores também aparece no fundo da tabela, com 84 imóveis. Em Mondim de Basto há 78 casas, Freixo de Espada à Cinta tem 73, e no Corvo são apenas 33 as habitações vagas para venda ou arrendamento.
 
 
 
 
 
 
 
1 Comentários:
Seria mais interessante apresentar estes números como percentual do total de imóveis de cada município. Tendo em vista que Lisboa e Porto são as maiores cidades, obviamente terão mais casas disponíveis.
Para poder comentar deves entrar na tua conta