Seja por falta de tempo ou vontade, ou porque está mau tempo para ir ao ginásio, são várias as razões que nos levam a abraçar hábitos sedentários. O sofá por vezes chama mais alto que o exercício e são muitas as pessoas criativas com várias desculpas para deixar o exercício físico para depois. No entanto, a verdade é que existem pequenas mudanças que podes praticar no dia a dia, quer no trabalho, quer em casa e que podem fazer diferença: melhorar a saúde e bem-estar, sem grande dificuldade. Se pensas mudar o teu estilo de vida em 2023, este artigo é para ti.
A personal trainer Raquel Antunes, que diariamente inspira pessoas a praticarem mais exercício físico na sua aplicação Boost plan, falou com o idealista/news e deixou umas dicas que promovem o bem estar em casa ou no escritório. Dicas para arrancar 2023 com mente são e corpo são.
Exercício físico no trabalho: qual a sua importância?
O nosso local de trabalho é capaz de ser o sítio onde passamos maior parte da nossa vida e estamos muitas horas sentados à frente de uma secretária sem dar conta do quão prejudicial pode ser. A verdade é que cabe a cada um de nós contrariar o sedentarismo. Segundo Raquel Antunes há “exercícios físicos simples, que podem ser feitos até mesmo em frente à secretária e são perfeitos, especialmente numa perspetiva de relaxamento e alongamento para aliviar tensões, ajudar na respiração e com isso conseguirmos manter o foco nas horas de trabalho que temos pela frente”.
Exercícios físicos para fazer no escritório
Existem vários exercícios para fazer no escritório, que vão contribuir para o teu bem-estar tanto físico quanto mental. Durante o dia, podes fazer pequenas pausas e aproveitar para te mexeres um pouco. Deixamos-te alguns exemplos de como fazer exercício físico no trabalho e de forma discreta:
- Sentar e levantar da cadeira (agachamentos)
- Rotações lentas da cabeça para cima/baixo, esquerda/direita
- Elevação dos braços ao teto e segurar o alongamento por 15/20segundos
- Marcha no lugar (de pé, marchar sem sair do sítio)
- Sentado(a), apoiar o peito nas pernas. Manter a posição por 10/15segundos
“É possível treinar a qualquer hora, sem necessidade de ocupar tempo em deslocações e sem precisar de fazer/desfazer a mala de treino”
Fazer exercício físico em casa
O exercício físico é fundamental para combater o sedentarismo, o stress e prevenir doenças que afetam uma grande parte da sociedade.
A rotina de treino em casa pode ser tão eficiente quanto no ginásio, se souberes como organizá-la. “É mais fácil organizar o dia e a rotina quando o treino é feito em casa, especialmente no início do dia, antes de sair para trabalhar. Desta forma, evitamos arranjar desculpas no final do dia quando já trazemos cansaço acumulado”, refere a personal trainer.
Exercícios físicos para fazer em casa
Numa fase inicial e para evitar aquela 'ressaca' muscular que te faz logo querer desistir, começa por “movimentos simples, que ‘imitem’ as funções do dia-a-dia", como por exemplo:
- Sentar/levantar;
- Apanhar um objeto do chão;
- Retirar/colocar loiça na prateleira, entre outros.
“O ideal é que se comece por estes movimentos base, que serão fundamentais para permitir que haja uma evolução a nível de consciência corporal, adaptação neuromuscular, força, equilíbrio e coordenação”
Exercícios físicos: dominar primeiro, avançar depois
Para quem não costuma fazer nenhum tipo de atividade física, o início será sempre o mais complicado, não vamos mentir. As primeiras semanas enquanto o corpo se habitua e a mente se organiza para criar uma rotina de treino podem ser desafiantes.
Outro aspeto que deves ter em conta se queres mudar o teu estilo de vida em 2023, é que terás de ter paciência. Sim, a verdade é que não há milagres e se estás a contar em ver resultados ao fim de dois dias de treino, é melhor repensares os teus prazos.
Deves começar devagar, adequando o treino às tuas capacidades ou necessidades e só quando dominares uma série de exercícios iniciais, poderás começar a avançar para treinos cada vez mais complexos.
A personal trainer Raquel Antunes dá-nos uma lista dos movimentos principais que deves dominar, antes de pensar em complicar:
- Agachamentos
- Peso morto
- Press de ombros
- Pranchas
- Split squat
- Remada baixa
- Flexões
Praticar exercício físico: dicas preciosas para quem está a começar
As dicas mais importantes a reter nesta fase são “treinos em dias intercalados relativamente curtos, com cargas leves e foco na aprendizagem técnica são uma excelente forma de garantir que começas a treinar de forma eficiente e segura!”, explica a personal trainer.
Iniciar a atividade física: os materiais que deves ter em casa
Se treinares em casa, começa com 1 par de halteres ou até mesmo materiais alternativos como pacotes de arroz. Será o suficiente para guiares os movimentos e sentires alguma resistência extra. A maior vantagem de treinar em casa “é sem dúvida a questão de investimento, torna-se menos dispendioso treinar em casa, mesmo que eventualmente se invista em algum material”, refere Raquel Antunes.
Agora que já tens tudo o que precisas de saber, define metas e objetivos e começa a praticar no conforto da tua casa, ou alivia aquele desconforto incómodo que sentes nas costas durante o dia de trabalho. É tudo uma questão de foco e força de vontade.
Para poder comentar deves entrar na tua conta