Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como criar um canto de meditação em casa - para o bem-estar do corpo e da mente

Em tempos de pandemia, é cada vez mais importante encontrarmos o lugar certo para respirar. E às vezes não é preciso ir longe: pode ser mesmo em casa.

Photo by Mike Bowman on Unsplash
Photo by Mike Bowman on Unsplash
Autor: Redação

Mais ou menos adeptos da meditação, mais ou menos crentes na capacidade de este tipo de exercício ser benéfico para o bem-estar do corpo e da mente. A verdade é que, em tempos de pandemia do coronavírus e preparar o futuro pós-Covid-19, é cada vez mais importante encontrarmos o lugar certo para respirar. E às vezes não é preciso ir longe: basta encontrar o sítio certo em casa, e transformá-lo num espaço tranquilo e sereno.   

O vírus Covid-19 irá continuar entre nós – não se sabe até quando – e agora, com o desconfinamento em marcha, é fundamental procurar alguma estabilidade para aliviar a ansiedade. Podes vê-lo como um espaço de meditação ou simplesmento como o lugar para encontrar o norte, quando as coisas vão para sul. Deixamos-te um resumo, com algumas dicas da revista AD.

Um espaço tranquilo

É importante encontrar um espaço silencioso em casa, livre de distrações. E se for pequena, podes sempre criar esse “canto” dentro do quarto, da sala de estar, ou até usar a varanda ou uma pequena zona do jardim (se tiveres).

Um espaço tranquilo
A varanda é uma opção / Photo by Avrielle Suleiman on Unsplash

Assentos confortáveis

Evita sentar-te diretamente no chão. Podes usar um tapete macio de yoga, uma almodada, um tapete, ou até um colchão baixo com almofadas bacias.

Assentos confortáveis
Relaxar ou praticar exercício / Photo by wee lee on Unsplash

Cores suaves

É fundamental criar uma atmosfera de calma de serenidade dentro do teu espaço de meditação, com um esquema de cores relaxante. O ideal será apostar em tons neutros, como branco, bege ou pastel.

Cores suaves
Favorecem a criação de uma atmosfera certa / Photo by bruce mars on Unsplash

Menos é mais

Um espaço limpo e arrumado é essencial para que te mantenhas calmo e concentrado. Evita ter muitos objetos nesse canto.

Menos é mais
O espaço de ser limpo e arrumado / Photo by Zen Bear Yoga on Unsplash

Luz natural

O canto de meditação deve ser bem ventilado e próximo de uma janela para obter o máximo de luz natural possível.

Luz natural
Uma sensação de tranquilidade e bem-estar / Photo by Angelique EMONET on Unsplash

Plantas

As plantas ajudam a purificar o ar e são essenciais para criar um ambiente tranquilo. É sempre uma boa ideia levar a natureza para dentro de casa.

Plantas
Trazer a natureza para dentro de casa / Photo by Lena Bell on Unsplash