Há pequenas mudanças que podem fazer-se em termos de eficiência energética (e não só) para economizar nas despesas da casa.
Comentários: 0
mudar a casa
Foto de Zack tu nan no Pexels

O aumento dos preços de muitos itens relacionados com a casa, entre os quais se destacam a eletricidade e o gás, faz com que seja necessário tomar medidas para conter os custos. Há pequenas mudanças que podem fazer-se em termos de eficiência energética para viver numa casa mais saudável. Soluções que permitem economizar nas despesas da casa e com impacto ambiental reduzido. Remodelar pode ser, por isso, um passo para poupar. Eis as dicas dos especialistas da habitissimo. 

Reduzir as despesas fixas

Para conter as despesas, é hora de rever os custos fixos. Algumas subscrições estarão a precisar de  revisão. Se for um serviço que não usas ou usas pouco, pode ser apropriado cancelar, evitando assim um gasto desnecessário. Em outros casos, no entanto, quanto às contas de luz, gás ou telefone, podes comprar opções optando por algo mais conveniente.

dicas domésticas
Foto de Max Vakhtbovych

Economizar na iluminação

Como o gasto com energia elétrica está entre os que sofreu maiores aumentos, vale a pena reduzir o consumo necessário para a iluminação doméstica. A substituição de lâmpadas halógenas ou fluorescentes por LEDs permite uma economia considerável ao longo do tempo, obtendo também melhor eficiência. Além disso, outras soluções podem ser exploradas para tirar partido ao máximo a luz natural em casa. 

Uso dos eletrodomésticos

Os eletrodomésticos podem ter um impacto importante no consumo de energia. Colocá-los em funcionamento, de preferência nos horários de menor custo, é certamente uma escolha inteligente para economizar dinheiro durante o ano, requer apenas um pouco de organização. Os aparelhos mais recentes permitem programar e tornar tudo mais fácil - o caso da máquina de lavar roupa. Substituir os antigos aparelhos que consomem energia pelas versões de poupança de última geração também é certamente uma excelente decisão para poupar dinheiro a longo prazo.

remodelar a casa
Foto de Max Vakhtbovych

Gerir a temperatura conforme necessário

A despesa com o aquecimento pode ser um ponto sensível no orçamento familiar. Ajustar o termostato a uma temperatura mais baixa é eficaz para reduzir o consumo, especialmente para ambientes menos utilizados ou quando a casa permanece vazia durante o dia. Durante a noite, poderás desligar o aquecimento se a casa tiver sido aquecida durante a tarde. O calor permanece e à noite é preferível ter alguns graus a menos para um bom descanso.

mudar a casa
Foto de Rachel Claire no Pexels

Melhorar o isolamento

Para economizar no ar condicionado e aquecimento da casa, um bom isolamento térmico é essencial. Intervenções como a instalação de um revestimento térmico ou a substituição de luminárias podem mudar radicalmente a situação, ao mesmo tempo que se obtém um ambiente mais saudável. Fazer uma análise da dispersão térmica do edifício através de uma análise termográfica é o primeiro passo para entender como intervir da forma mais adequada.

despesas da casa
Foto de Max Vakhtbovych

Não desperdiçar água

Reduzir o consumo de água é um comportamento responsável em relação ao meio ambiente, mas também é um hábito que permite economizar na conta de água. Para uma grande mudança, tens de adaptar o teu comportamento, começando por evitar deixar a água da torneira a correr desnecessariamente ao fazer atividades como escovar os dentes ou fazer a barba, ou usar máquinas de lavar louça e máquinas de lavar roupa apenas a plena carga e com programas ecológicos.

casa de banho
Foto de Max Vakhtbovych
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta